Cachorros são abandonados em casa após tutora morrer na região norte de Belo Horizonte, MG

Cachorros são abandonados em casa após tutora morrer na região norte de Belo Horizonte, MG
Animais vivem em um casa na rua João Lopes de Oliveira. Créditos: Google Street View

Treze cachorros foram abandonados em uma casa na rua João Lopes de Oliveira, no bairro São Bernardo, na região norte de Belo Horizonte, onde vivem em condições precárias com a ajuda de vizinhos. Há um ano, a tutora dos animais morreu e, desde então, eles seguem sozinhos presos no imóvel.

Para conseguir tratar dos animais, uma moradora, de 60 anos, precisou estruturar um elevador com cordas para alimentá-los. Segundo ela, alguns cachorros não estão saudáveis e precisam de tratamento médico veterinário.

Dos animais, quatro nasceram há pouco tempo. “Dia 24 agora fez um ano que esses cachorros estão abandonados”, explicou. De acordo com ela, a mulher que cuidava dos animais possui parentes, porém, até então, eles seguem desamparados.

“Eles são bem carentes. Assim que a senhora morreu, nasceram dois filhotes. Depois nasceu mais um e, durante uma briga, outros cachorros caíram em cima dele e ele morreu. Ficou uns cinco dias jogados no quintal junto com os outros cachorros”, destacou.

De acordo com ela, duas viaturas da Polícia Militar (PM) estiveram no local e que os vizinhos não sabem mais o que fazer. “Tem cachorro lá com tumor, com peladeira e tudo junto com os outros menos doentes, né?”, disse.

Denúncia

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que explicou que o caso é policial. “Vale reforçar que a equipe de Zoonoses da regional Norte recebeu, no dia 7 de julho, a denúncia de um vizinho informando o abandono dos animais em um imóvel. Os Agentes de Combate à Endemias já acionaram a imobiliária para que eles possam identificar os responsáveis e tomar as providências necessárias”, diz a nota.

O Executivo municipal acrescentou que o “Centro de Controle de Zoonoses faz o recolhimento de animais soltos nas vias sem tutores próximos, mediante solicitação da população”. Para fazer o pedido, os moradores podem entrar em contato pelos telefones 3277-7411 ou 3277-7413, presencialmente ou em delegacias de Polícia Civil, Militar, Rodoviária e Corpo de Bombeiros.

“É importante ressaltar que o abandono e maus tratos de animais é crime e deve ser denunciado à Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna de Minas Gerais. A Prefeitura de Belo Horizonte desenvolve políticas, em várias frentes, para evitar o abandono, o tratamento inadequado e as doenças transmitidas por animais”, conclui o texto.

Já a Polícia Civil afirmou que não localizou o registro da ocorrência. “A PCMG orienta que cidadão deve utilizar os canais oficiais para denúncia no estado de Minas Gerais como o Disque Denúncia Unificado 181 (é garantido o anonimato), acionamento imediato das forças policiais – 190 (em casos de flagrantes) e nos demais casos, comparecer em uma unidade policial para confecção do Boletim de Ocorrência e assim se iniciar os trâmites da investigação criminal”.

Em Belo Horizonte, denúncias podem ser realizadas em qualquer unidade policial ou no Departamento Especializado em Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente – rua Bernardo Guimarães, 1571, Bairro de Lourdes. No interior do estado, os moradores podem registrar ocorrências de maus-tratos a animais em qualquer unidade policial.

Por Patrícia Marques

Fonte: Itatiaia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.