Cadastro para castração de animais está suspenso em Aracaju, SE

Cadastro para castração de animais está suspenso em Aracaju, SE
Foto: Ascom/SMS

A partir de segunda-feira, 13, o cadastro online para castração de animais foi suspenso temporariamente devido à grande adesão de cadastrados para a realização de castração de cães e gatos. Desde o início do serviço, em maio de 2022, já foram realizadas 543 castrações. O serviço estava disponível no site da Prefeitura de Aracaju e era realizado pela Secretaria Municipal da Saúde.

“Essa paralisação foi necessária, considerando a grande demanda de cadastrados na lista de espera. Vale ressaltar que as castrações já agendadas serão realizadas seguindo os protocolos, e todos os cadastrados que estão na lista de espera, aproximadamente 800 animais, serão atendidos e castrados. No link publicado no site da Prefeitura, é possível acompanhar a situação da solicitação na lista de espera”, explica a coordenadora do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), Marina Sena.

Foram encerradas nesta segunda as castrações de cães e gatos de tutores e de ONGs em clínicas veterinárias credenciadas, iniciativa realizada com recursos de emenda parlamentar destinada pela ex-deputada estadual Kitty Lima.

“Neste ultimo dia, os procedimentos foram realizados na clínica Miado de Gato, localizada no bairro São Conrado, com o atendimento de 13 animais, fechando o total de 180 castrações realizadas entre cães e gatos, que possibilitaram um fluxo maior nesse atendimento, mantendo o controle populacional dos animais, diminuindo a transmissão de doenças e evitando diversos problemas reprodutivos”, enfatiza Marina.

Castração

O procedimento é realizado por meio de anestesia geral, por profissionais capacitados que fazem a remoção do útero, trompas e ovário das fêmeas e a retirada dos testículos dos machos. A recuperação também é rápida e dura em média uma semana. De acordo com o médico veterinário Luiz Antônio Scotte, antes da cirurgia, os animais passam por triagem.

“Nesse acolhimento inicial são coletados os dados e todo o histórico. Fazemos também a coleta de sangue e o envio para o laboratório, para que seja avaliada a situação geral do animal e depois a castração, se estiver em condição favorável”, orienta o veterinário.

Tutores satisfeitos

Para a tutora Raquel Santos Brito, é uma satisfação poder ofertar isso aos seus quatro bichos de estimação. “Cadastrei minhas quatro gatas pelo site da Prefeitura de Aracaju, e acho muito importante que elas tenham esse cuidado com a saúde e a vacinação em dia. Elas são a minha família”, afirma.

Quem também compareceu com seu felino foi o tutor João Luiz Silva. “A castração é um ato de amor pelos nossos bichinhos, e o Frajola precisava desta castração, para que sua saúde fosse preservada”, disse.

Fonte: Faxaju

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.