Cadastro para castração gratuita de cães e gatos começa em Uvaranas, PR

Cadastro para castração gratuita de cães e gatos começa em Uvaranas, PR

Prazo para moradores do bairro em Ponta Grossa vai até sexta-feira (29). Projeto Castramóvel é da prefeitura; castração é feita em trailer adaptado.

PR Uvaranas castramovel

Moradores do bairro Uvaranas, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, podem se cadastrar para castrar seus animais de graça a partir de segunda-feira (25). O prazo para quem mora na região termina na sexta-feira (29).

O serviço gratuito é oferecido pelo programa Castramóvel, da Prefeitura de Ponta Grossa. As cirurgias serão feitas dentro de um trailer adaptado.

A partir de segunda, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cleon Macedo, no Jardim Paraíso, disponibiliza um técnico administrativo para fazer o cadastros dos interessados, das 8h às 14h. Apenas as famílias que são atendidas pela UBS podem realizar o cadastro até sexta-feira.

A castração gratuita é um serviço para famílias de baixa renda. Assim, os interessados devem passar por uma avaliação socioeconômica com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS).

A equipe do Castramóvel entrará em contato com as famílias cadastradas a partir de junho. Elas receberão orientações sobre o dia e o horário marcados para o procedimento. Inicialmente, cada uma poderá castrar um animal, sendo gato ou cachorro.

A Gerência de Controle de Zoonoses da prefeitura estima que a cidade tenha 55 mil cães e cinco mil gatos. O setor não tem estimativa do número de animais abandonados nas ruas.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.