Cadastro para castração gratuita de cães e gatos pode ser feito pela internet em Bragança Paulista, SP

Cadastro para castração gratuita de cães e gatos pode ser feito pela internet em Bragança Paulista, SP

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa à população que o cadastro para a castração gratuita de cães e gatos, através do Castramóvel, pode ser realizado pelo site oficial da Prefeitura.

O cadastro deve ser feito no link https://cutt.ly/WcMJaOx. Para o registro, é necessário anexar foto de comprovante de endereço, RG e CPF do tutor do animal, além do preenchimento dos dados pessoais na ficha de inscrição e selecionar espécie do animal e sexo do animal.

Após esse processo, a Secretaria de Meio Ambiente faz o levantamento dos inscritos por bairros para a castração.

O Castramóvel é um ônibus equipado com um centro cirúrgico, que realiza os procedimentos de esterilização de forma itinerante e gratuitamente pela cidade. Desde a sua implantação tem sido aderido pela população. A esterilização animal é uma das principais iniciativas em prática no município, pois ela não serve apenas para controle de natalidade.

Com a castração, animais como os felinos ficam mais caseiros, dessa maneira a chance de serem atropelados, envenenados ou passarem por maus tratos na rua diminui significativamente. Além disso, é realizada a microchipagem, que é a identificação do animal, ou seja, um cadastro no banco de dados. O uso do microchip é obrigatório para emissão de documentação de viagem para quase todos os países europeus. Além disso, a microchipagem ajuda a encontrar o tutor em casos de animais perdidos.

A castração também protege as pessoas contra zoonoses (doenças infecciosas capazes de ser naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos). Outros problemas de comportamento como, por exemplo, a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados com a castração e o risco dos animais desenvolverem doenças é bastante reduzido com a esterilização.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4033-1870.

Fonte: Jornal Mais Bragança

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.