Cadela abandonada dentro de mala ganha perfil em rede social, e fila de adoção soma mais de dez pessoas

Cadela abandonada dentro de mala ganha perfil em rede social, e fila de adoção soma mais de dez pessoas
Foto: Instagram/@labradoradamala.

Depois de ser abandonada amordaçada dentro de uma mala em Niterói, a cadela labradora batizada de Zaira, ganhou um perfil no Instagram.

A profissional autônoma Danielle Paiva, 30 anos, e a vizinha Geovana abriram uma conta na rede social para quem quiser acompanhar a história dela

Na última terça-feira, um homem foi flagrado por câmeras de segurança da rua Dona Júlia, no bairro do Fonseca, arrastando uma mala preta e deixando em um poste, perto do lixo. Dentro da mala, estava Zaira. Ela foi resgatada por Giovana e Danielle e segue internada em uma clínica veterinária.

“Estamos com ela desde o momento do resgate. A gente fez esse perfil justamente para deixar todo mundo a par do que está acontecendo com ela e principalmente para ajudar a identificar o responsável que a abandonou”, disse Danielle.

A conta @labradoradamala criada há dois dias, tem quase 700 seguidores. Por lá, as pessoas podem acompanhar os resultados dos exames, das consultas e fazer doações.

Na próxima segunda-feira, a Zaira terá uma nova consulta. O veterinário não deu previsão de quando a cadelinha vai ter alta. Na fila de adoção, mais de dez pessoas se prontificaram a dar um lar para a labradora.

“A gente vai analisar cada caso para ver quem realmente tem condições de cuidar. Ela pode voltar a andar, não é algo permanente, mas além disso, ela precisa de cuidados.”

Danielle estava voltando do trabalho por volta das 16h30 da última terça-feira quando se deparou com uma senhora que aparentava estar nervosa no local onde a mala com a cachorra foi deixada.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Maletinha Labradora (@labradoradamala)

“Quando eu olhei melhor, eu vi a cachorrinha dentro da mala e com a cabeça para fora. Ela estava muito mal, estava com fezes, urina, um odor muito forte, ela chorava. Tentei pedir ajuda, cheguei a chamar um guarda de rua, mas a orientação era ligar para os telefones 153 e 190. Por volta de 20h eu consegui ajuda de um resgate para tirá-la de lá, de uma senhora do táxi dog”, conta Danielle.

Desde o dia do resgate, terça-feira, Zaira está internada. Ela passou por duas clínicas veterinárias e fez diversos exames. Ela fez exame de sangue, ultrassonografia e raios-x do coxo femoral. Por estar muito ofegante, a cadela deve passar por consulta com cardiologista e raios-x pulmonar.

“Por doações a gente tem conseguido fazer coisas pela Zaira. Eu percebi um movimento das pessoas querendo ajudar e fico feliz por isso. Desde a clínica inicial, já gastamos mais de R$700. A gente está fazendo uma planilha direitinho com tudo o que a gente recebe e gasta com ela para as pessoas verem que usamos o dinheiro para esse fim”, informou Danielle.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Maletinha Labradora (@labradoradamala)

“Eu queria que as pessoas começassem a entender que não é um ser descartável. É uma vida como qualquer outra. Quem fez isso deve ser punido”, concluiu.

A Polícia Civil tenta identificar o homem que abandonou a cadela dentro da mala. Em um vídeo divulgado pela polícia, o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Wellington Pereira Vieira, informou que a polícia conta com a ajuda da população para identificar o homem.

“Estamos com a imagem do criminoso andando por uma rua e abandonando uma cadelinha dentro dessa mala. Agora a gente precisa que a população colabore e ligue para a Delegacia do Meio Ambiente, para os telefones da Polícia Civil, para a delegacia do bairro ou o Disque Denúncia. A gente precisa dessa participação das pessoas para que a gente possa identificar esse criminoso e responsabilizá-lo por esse crime bárbaro”, disse o delegado.

Não hesite em denunciar a violência contra animais. As denúncias podem ser realizadas através do número 190, em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. Também podem ser feitas diretamente ao Ministério Público, pelo site do MP ou pelas ouvidorias dos Ministérios Públicos estaduais. Ainda é possível registrar um boletim de ocorrência em qualquer delegacia de polícia, inclusive eletronicamente em alguns estados.

Fonte: O Segredo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.