Cadela adota e amamenta dois filhotes de porco em Barretos, SP: ‘Acolheu com amor’, diz sitiante

Cadela adota e amamenta dois filhotes de porco em Barretos, SP: ‘Acolheu com amor’, diz sitiante
Cadela amamenta filhotes de porco em Barretos (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

Uma relação de afeto inesperado entre uma cadela e dois porcos recém-nascidos atraiu as atenções para uma propriedade rural do distrito de Cachoeirinha, em Barretos (SP). No local, os filhotes “Dumbo” e Tatá” foram acolhidos pela cachorra Jade, de 10 anos, que passou a amamentá-los.

VÍDEO: Cadela amamenta filhotes de porco em sítio de Barretos, SP

“A cachorrinha deu o exemplo, mesmo não sendo da raça [espécie] dela, ela acolheu com amor”, afirma o sitiante Célio Ferreira Macedo, responsável pelos bichos.

Dumbo e Tatá nasceram com outros 11 porquinhos em 19 de fevereiro. Não havia mamas suficientes para todos e dois dos filhotes acabaram morrendo por conta disso.

Foi diante dessa situação que a cadela Jade entrou na história.

Com uma uma gravidez psicológica (entenda mais abaixo), ela adotou os dois porquinhos como seus e, desde então, é responsável por boa parte da nutrição dos animais.

Para Célio, a forma como ela os acolheu é inspiradora. “Ela tinha um amor, que só quem viu para acreditar”, diz.

Gravidez psicológica

A explicação para o caso, de acordo com a veterinária Maria Ângela Panelli Marchió, está em uma condição hormonal enfrentada pela cadela. Ela aponta que Jade tem uma disfunção hormonal chamada pseudociese, em que pensa estar prenha, o que explica a produção de leite.

A pseudociese, conhecida como gravidez psicológica, tem como um dos tratamentos a castração do animal.

Segundo Maria, os leitões devem seguir sendo amamentados pelo animal por aproximadamente 40 dias. O leite fornecido pela cadela não representa riscos à saúde deles e, embora seja diferente do suíno, é tão nutritivo quanto.

“Ela vai pensar que eles são os filhotes dela, vai cuidar como se fossem filhotes dela e os filhotes vão receber um imprinting [aprendizado rápido, em tradução livre] da cadela, ou seja, vão imaginar que ela é a mãe deles”, diz.

Filhotes de porco são amamentados por cachorra em Barretos (SP) — Foto: Reprodução/EPTV
Filhotes de porco são amamentados por cachorra em Barretos (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.