Cadela dá à luz e é resgatada com os filhotes após estar 28 dias debaixo dos escombros na Turquia

Uma cadela e três cachorros recém-nascidos foram resgatados da cave de um prédio que ruiu após o sismo em Hatay, na Turquia. O salvamento aconteceu esta segunda-feira, 28 dias após o terramoto, numa altura em que já nada fazia esperar que este tipo de resgate seria possível.
Visivelmente magra e debilitada, Sila é uma cadela com 2 anos que, de acordo com o dono, terá dado à luz durante o período em que esteve retida na cave. Kadir Keyifli já teria pedido ajuda para encontrar o animal, mas até agora nenhuma equipa de resgate tinha conseguido chegar ao local onde a cadela se abrigou.
Eufórico, Kadir Keyifli exclamou no momento do resgate: “A minha bebé, os meus cães foram salvos um mês depois, graças a Deus!”.
De acordo com a agência Reuters, a Meyako, uma equipa especializada em resgate de animais chegou a Hatay esta segunda-feira e foi graças ao seu trabalho que Sila e os três cachorrinhos foram salvos.
Uma reserva de embalagens de comida para cães, guardada no local, tornou possível a sobrevivência dos animais, explicou Kadir Keyifli à Reuters.
Sila e os filhotes foram entretanto levados para Adana para receberem tratamento.
Os terramotos registados a 6 de fevereiro causaram perto de 46.000 mortos na Turquia e cerca de 6.000 na Síria.
Fonte: SIC Notícias / mantida a grafia lusitana original