Cadela de abrigo estava tão assustada para passear, que precisaram carregá-la para fora

Cadela de abrigo estava tão assustada para passear, que precisaram carregá-la para fora

Por Elizabeth Claire Alberts / Tradução de Pâmela Miler

A equipe de veterinários sabia que a pit bull estava assustada pela forma como ela se encolheu em seu canil, mantendo a cabeça para baixo. Mas eles não perceberam a extensão do seu medo, até que tentaram levá-la para um passeio.

Assim que eles engancharam uma guia à sua coleira, a cadela agachou-se no chão, recusando-se a se mover. A equipe realmente teve que carregá-la para fora. O sol quente deveria tê-la animado, mas não adiantou.

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada2

A cadela aterrorizada – que seria chamada Roxy por sua futura família – foi pega pelo controle de animais no centro de Los Angeles, depois de ter sido encontrada escondida nos arbustos. Ela provavelmente foi abandonada e viveu nas ruas por algum tempo. Seja qual fosse sua história, certamente algo a tinha traumatizado.

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada3

Se Roxy tivesse permanecido no abrigo, ela provavelmente teria sido deixada de lado. Infelizmente, pit bulls tendem a ser os cães menos adotados, e mais de 200 pit bulls são eutanasiados todos os dias somente no condado de Los Angeles.

Acima de tudo isso, Roxy era uma pit bull preta. Em geral, os cães negros  levam mais tempo para serem adotados do que os cães de outras cores por causa do retrato negativo de animais de estimação negros em livros, filmes e outros meios de comunicação, e porque suas características faciais são mais difíceis de se ver nas fotos.

Roxy, no entanto, foi um dos sortudos. Depois de passar quase um mês no abrigo, voluntários do Karma Rescue, um grupo sem fins lucrativos em Los Angeles, levou Roxy sob seus cuidados. Roxy estava segura, mas ela ainda tremeu por dias na clínica veterinária onde passou uma semana antes de ir morar com a família que a acolheu.

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada4

De fato, foram cinco dias antes mesmo de Roxy sair para uma caminhada.

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada5

Ela poderia ter ficado assim por um longo tempo, se não fosse por um gato. Não muito longe do canil de Roxy, um gato ficava na ponta dos pés no parapeito da janela do consultório de um médico veterinário. Roxy se levantou e caminhou pela primeira vez desde que chegou à clínica. Ela não estava investigando o gato de uma forma a querer persegui-lo – ela pareceu interessada de uma maneira amigável.

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada6

Percebendo o comportamento de Roxy, a equipe de veterinários iniciou algumas interações monitoradas entre Roxy e o gato, que era um residente permanente do hospital veterinário. Os encontros correram tão bem, que os voluntários do Karma Rescue escreveram “boa com gatos” no perfil on-line da Roxy.

Foram essas palavras que levaram Sharra e Glenn Platt ao perfil de Roxy no site do Karma Rescue. Os Platts tinham três gatos naquele momento, bem como um cachorro da raça Spitz Alemão de 4,5 Kg chamado Kasey que era muito mais um cão alfa, apesar de seu pequeno tamanho. Embora nem Sharra nem Glenn vissem pit bulls como cães de briga, eles sabiam que tinham que ser cautelosos ao introduzir qualquer novo cão em sua família.

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada7

Quando Sharra contatou o Karma Rescue para falar sobre Roxy, os voluntários advertiram sobre o medo de Roxy. Em vez de ser intimidado, Sharra sentiu-se mais determinada. “Há questões que eu não me sentiria confortável, mas o medo não era um deles”, disse Sharra ao The Dodo. “Eu só sabia que, em meu coração, que poderia ajudá-la.”

Sharra e Glenn iniciaram um encontro entre Roxy e Kasey em um parque público. Neste ponto, Roxy era capaz de passear com uma guia, mas ela ainda era muito nervosa. Apesar dos receios de Roxy, o encontro entre ela e Kasey foi bem sucedido. Não só os cães gostaram um do outro, mas Roxy se submeteu à autoridade alfa de Kasey. Os Platts passaram a coordenar um encontro de brincadeiras entre Kasey e Roxy em sua casa em Malibu, e introduziram Roxy aos seus gatos.

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada8

Todos os animais se deram bem, e os Platts decidiram adotar oficialmente Roxy.

As coisas estavam indo bem para Roxy, mas a questão do seu medo ainda era um grande problema.

“Ela não queria andar”, disse Sharra. “Ela podia andar 6 metros, e em seguida congelava, ou ela puxava como uma louca na coleira e ia à nossa frente. Era como caminhar com um trem de carga embriagado. Tudo no mundo a aterrorizava – latas de lixo, carros, caminhões e o vento.”

Roxy também tinha medo de coisas dentro da casa – luzes estranhas, reflexos e ruídos altos.

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada9

Os Platts recorreram à ajuda do adestrador Manuel Hernandez, que ajudou os Platts a ajudar Roxy a superar seu medo. “Eu acho que a coisa mais importante que Manuel nos disse foi para não lhe dar afeto quando ela estava mostrando medo”, explica Sharra. “É a única coisa que você quer fazer, mas ele enfiou em nossas cabeças que recompensar o medo, dando carinho realmente incentiva o medo. Nosso trabalho era incentivá-la a seguir através do medo, e elogiá-la como loucos quando ela conseguisse.”

Demorou muito tempo, mas Roxy finalmente encontrou a confiança para andar na rua sem medo. “Roxy estava em um passeio com meu marido, e ele me enviou uma foto dos cães a caminho do final da rua”, diz Sharra. “Levou 45 minutos para chegar lá. São uns 800 metros da casa, e, geralmente, leva de 10 a 15 minutos. Mas era um progresso.”

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada10

Cada vez que Roxy saia para um passeio, ela andava mais e mais. Após cerca de cinco meses, Roxy fez todo o caminho até a praia de Malibu. “Roxy não sabia bem o que fazer com a água, mas ela certamente se divertiu correndo pela areia”, diz Sharra. “Ela observou Kasey correr para a água, antes dela mesma tentar. Ficou claro no primeiro dia que Roxy ia ser uma cadela de praia.”

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada11

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada12

Agora a vida de Roxy consiste em caminhadas diárias, excursões para o parque do cão e, claro, aventuras na praia de Malibu.  “Ela ainda tem medo quando nós a levamos para novos lugares”, diz Sharra, “mas não é nada comparado com o que era”.

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada13

“Roxy é feliz, saudável e a cadela mais doce e amorosa que eu poderia jamais imaginar”, diz Sharra. “Somos tão abençoados por tê-la como parte da nossa família, e estamos ansiosos por muitos anos felizes com a nossa princesa da praia de Malibu.”

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada14

Para ajudar o Karma Rescue a salvar mais animais como Roxy, você pode doar aqui.

EUA LosAngeles cadela abrigo assustada15

Assista a um vídeo de Roxy na praia:

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.