Cadela debilitada é resgatada e chora quando lhe dizem que é uma “boa menina” pela primeira vez

Cadela debilitada é resgatada e chora quando lhe dizem que é uma “boa menina” pela primeira vez
Foto: Cortesia de Rocky Kanaka

Imagens emocionantes mostram uma pastora alemã debilitada em um abrigo de animais derretendo-se nos braços de um especialista em cães quando ele pronuncia duas palavras mágicas: “Boa menina”.

As palavras comoventes e a resposta da cadela marcaram o início de sua jornada crucial de recuperação.

A pastora alemã Macy foi internada no Animal Friends of the Valleys em Wildomar, Califórnia, em 4 de dezembro de 2023, depois que alguém a deixou no depósito noturno do abrigo. Ela estava desidratada e gravemente debilitada, pesando apenas cerca de 20 quilos, com a caixa torácica projetando-se através da pele fina e o pêlo opaco e sem brilho.

Macy estava gravemente debilitada (Cortesia de Rocky Kanaka)
Macy estava gravemente debilitada (Cortesia de Rocky Kanaka)

O especialista em cães Rocky Kanaka, que tem um canal no YouTube dedicado ao resgate e defesa de animais, conheceu Macy em seu primeiro dia no abrigo e imediatamente prometeu colocá-la sob sua proteção.

“Há muitas questões e teorias sobre o passado de Macy antes de chegar ao abrigo”, disse um representante de sua equipe ao Epoch Times. “Tudo o que sabemos com certeza é que um bom samaritano a colocou no abrigo noturno do abrigo, uma área onde o público pode deixar animais vadios com segurança em um ambiente com temperatura controlada após o expediente para que a equipe os recupere sem nenhuma outra informação fornecida.”

Suspeita-se que ela vivia principalmente na rua ou morava em um quintal onde não era bem cuidada”, disse o representante.

Foto: Cortesia de Rocky Kanaka
Foto: Cortesia de Rocky Kanaka

Ela foi apelidada de Macy pelo tratador do abrigo Animal Friends, Mel, e tem entre 5 e 6 anos de idade. Ela foi marcada como perdida porque não tinha microchip e não foi esterilizada. Sua admissão no abrigo começou com a descoberta de um canil tranquilo em uma área isolada, onde o Sr. Kanaka a conheceu e sentou-se com ela pela primeira vez. Ele compartilhou imagens de sua primeira interação no YouTube.

“Macy reagiu um tanto apreensiva na primeira abordagem… ela estava bastante confusa sobre onde estava”, disse o representante ao Epoch Times. “Ela também era extremamente vocal, choramingando e movendo-se para frente e para trás em suas tigelas de água e comida, como se não soubesse o que fazer consigo mesma.

Sr. Kanaka com Macy. Foto: Cortesia de Rocky Kanaka
Sr. Kanaka com Macy. Foto: Cortesia de Rocky Kanaka

“Quando Rocky a chamou de boa menina pela primeira vez, ela choramingou, derreteu-se nas mãos de Rocky, e ficou claro para a equipe que ela não era chamada de boa menina há muito tempo, ou nunca.”

Na filmagem em movimento, Macy coloca a cabeça nas mãos do Sr. Kanaka enquanto ele a acaricia suavemente e a enche de palavras e afirmações reconfortantes.

Logo chegou a hora de exames médicos e reabilitação para preparar Macy para uma segunda chance na vida.

Foto: Cortesia de Rocky Kanaka
Foto: Cortesia de Rocky Kanaka

Inicialmente, a Dra. Victoria Impett, do Animal Care Services em Norco, temia que Macy tivesse um bloqueio no intestino inferior. Ao revisar suas radiografias, encontraram uma sombra suspeita nas fotos. Felizmente, eles não precisaram colocar Macy sob anestesia para investigar, pois era “principalmente gás”, e Macy mais tarde passou por um caroço de pêssego.

“Isso apontava para uma vida difícil quando ela engoliu o caroço do pêssego, provavelmente em desespero, em busca de comida”, disse um representante da equipe de Kanaka.

Depois de um tratamento de canal na Animal Dental Services em Tustin, Macy começou a treinar com a equipe da Animal Care Services e com o BADDogs Inc, um grupo de treinamento local que a tem ajudado a aprender “como ser um cão normal novamente”. Desde então, Macy ganhou mais de 7 quilos por meio de um plano de dieta e muita atenção individual. Atualmente ela está internada no Animal Care Services onde está recebendo o amor que merece.

“Estamos felizes em dizer que, apesar do trauma que Macy sofreu, ela continua sendo uma cachorrinha positiva e feliz, ansiosa para conhecer outras pessoas”, disse o representante. “Palavras de afirmação significam absolutamente muito para Macy, pois ela responde positivamente ao reforço verbal e trata definitivamente ajuda!”

Descrevendo sua personalidade, disse o representante, ela é submissa, curiosa, enérgica e ansiosa.

Foto: Cortesia de Rocky Kanaka
Foto: Cortesia de Rocky Kanaka

“Ela é definitivamente uma cadela de trabalho que busca confiança e orientação em seus humanos”, disse o representante. “Ela ainda está aprendendo dicas sociais com outros cães, pois definitivamente não recebeu treinamento no passado, mas é ansiosa e amigável com outros cães. É tudo uma questão de aprender boas maneiras!”

Kanaka e a equipe do abrigo têm filtrado os pedidos de adoção e facilitado encontros e cumprimentos com Macy, agora que ela está muito melhor. Cães como Macy, que representa os infelizes que são esquecidos e negligenciados, são admitidos diariamente em abrigos e organizações de resgate. Eles precisam de amor e cuidado, mas os abrigos não conseguem fazer isso sozinhos.

“Apenas se tornando um voluntário, doando e muito mais com o resgate ou abrigo local, você pode estar fazendo uma grande diferença com cães como Macy em sua cidade natal. … eles precisam da sua ajuda!” disse o representante.

Por Louise Chambers

Fonte: Epoch Times Brasil

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.