Cadela é atingida por tiro em São Cristóvão do Sul, SC

Cadela é atingida por tiro em São Cristóvão do Sul, SC
Cadela teve ferimento por arma de fogo e sobreviveu (Foto: Claudia Sena) /

Na última semana, A Polícia Militar registrou uma ocorrência de maus-tratos contra animais em São Cristóvão do Sul. Uma cadela d foi atingida por um tiro de espingarda calibre .22, por volta da meia-noite da última quinta-feira (20), no bairro Meu Postinho.

Uma moradora do bairro escutou o barulho do disparo de arma de fogo, foi averiguar o que havia acontecido nas proximidades e encontrou uma cadela machucada por um tiro que atingiu o peito e atravessou as costas do animal. A testemunha ainda viu um homem, em uma residência próxima, com uma arma na mão.

A Polícia tentou conversar com o possível autor do disparo mas, o suspeito informou que outra pessoa havia efetuado o tiro e apresentou uma arma de gás comprimido calibre 4.5 e mencionou que iria comprar uma arma calibre.22. O suspeito disse que só se manifestaria sobre o ocorrido em juízo.

De acordo com a presidente da Patinhas de Luz Bernadete Goetten Ortiz, o animal estava vagando pelas ruas da cidade e o dono não foi localizado. “Vizinhos ouviram o disparo e acionaram a Polícia Militar, apontando um morador como o suspeito, mas este negou a autoria. Resgatamos o animal e levamos para uma clínica, em Curitibanos, onde ficou internado para os cuidados necessários. A cadela, que recebeu o nome de Jady, teve alta na última sexta-feira (21), e foi adotada por uma família do Meu Postinho, que lhe dará muito amor”, contou.Segundo Bernadete, um boletim de ocorrência foi efetuado, e a Polícia Civil segue com as investigações.

Maltratar animal é crime?

Sim, previsto em lei federal. De acordo com a Constituição, pessoas físicas ou jurídicas que adotam condutas consideradas lesivas ao meio ambiente, devem sofrer sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

O que diz a lei?

A lei define o crime de maus-tratos da seguinte forma: “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.

Qual é a punição?

A pena prevista para quem maltrata, abusa, fere ou mutila animais é detenção de três meses a um ano e multa. Caso ocorra a morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.

Como denunciar um caso de agressão contra animais?

As denúncias de abuso ou maus-tratos contra animais devem ser comunicadas à polícia, que deverá apurar o caso. Tanto a Polícia Militar, como a Polícia Ambiental, poderão ser acionadas.

O registro online de Boletins de Ocorrências (BO) envolvendo maus-tratos contra animais em Santa Catarina também pode ser utilizado. A denúncia pode ser feita de forma anônima, mediante o preenchimento de um formulário que será mantido em sigilo, através do site da Delegacia Virtual da Polícia Civil.

São considerados maus-tratos atos como envenenamento, espancamento, manter o animal em cordas muito curtas e não oferecer conforto térmico. Registros realizados por pessoas menores de 18 anos serão descartados automaticamente.

Por Claudia Sena 

Fonte: A Semana

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.