Cadela é encontrada com parte do focinho arrancado em lote baldio de Mozarlândia, GO

Cadela é encontrada com parte do focinho arrancado em lote baldio de Mozarlândia, GO
Cadela que teve parte do focinho arrancado passa por tratamento em Goiânia, Goiás. — Foto: Sibelle Okano/Arquivo pessoal

Uma cadela foi resgatada após ter parte do focinho arrancado, em Mozarlândia, na região noroeste de Goiás. O animal foi encontrado por voluntários de uma ONG, que resgata animais vítimas de maus-tratos pela cidade. Devido aos ferimentos, a cadela precisou ser internada em uma clínica veterinária em Goiânia. O tratamento deve custar cerca de R$ 30 mil.

Segundo a presidente da ONG, Líria Dieques Amaral Sousa, a cadela foi resgatada na sexta-feira (4). Por conta da desidratação e da gravidade dos ferimentos, ela acredita que o animal estava abandonado há pelo menos quatro dias. 

“Nós encontramos ela em uma situação muito cruel. O ferimento no focinho é bastante grave. Parece que alguém amarrou uma corda no focinho dela, que depois foi arrancada [a corda]. Ela também tinha outros ferimentos pelo corpo e muitos carrapatos”, conta. 

Líria conta que pretende registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil, na tarde desta segunda-feira (7), com o objetivo de encontrar o responsável pelos ferimentos causados a cadela. A presidente da ONG relata que só não registrou antes porque a delegacia da cidade não possui plantão aos finais de semana.

A proprietária da clínica onde a cadela está internada, Sibelle da Fonseca Okano, conta que, em 28 anos cuidando de animais, nunca tinha presenciado um caso tão cruel de maus-tratos. 

“Estou escandalizada com a crueldade que fizeram com essa cadela. É muito triste sabermos que existem pessoas capazes de fazer mal a um ser vivo, que não merece ser machucado”, diz. 

Segundo Sibelle, até a manhã desta segunda-feira (7), o estado de saúde da cadela é estável, porém, ela apresenta quadro grave de infecção e desidratação. Além do ferimento no focinho, os veterinários acreditam que ela está com a doença do carrapato, que segundo Sibelle, pode dificultar o tratamento.

“Ela está passando por exames que vão comprovar se ela tem a doença do carrapato, mas pelo sangue dela estar muito ralo, acreditamos que ela tenha sim. Nós fizemos um curativo no focinho com um gel especialmente formulado para não deixar a pele viva necrosar”, explica.

Cadela tem parte do focinho arrancado, em Mozarlândia, Goiás. — Foto: Líria Dieques/Arquivo pessoal

Custo do tratamento
 
De acordo com Sibelle, a previsão inicial é o que o tratamento, que inclui internação, exames e cirurgias, custe, ao menos, R$ 30 mil.

“A estimativa é que ela fique internada por, no mínimo, 120 dias, pois existe o tempo de repouso entre uma cirurgia e outra e ela precisará passar por enxerto e tratamento contra infecção”, disse.

Custeando o tratamento por meio de doações, a presidente da ONG, que recebe as contribuições pelas redes sociais, conta que os voluntários precisam de ajuda para manter o animal na clínica durante o período que for necessário.

“Acreditamos que ela vai precisar passar por, pelo menos, três cirurgias para reconstruir a parte do focinho que foi arrancado. Sabemos que o caso dela é grave e que ela vai precisar ficar muito tempo internada. Estamos fazendo tudo que é possível para ela se recuperar o quanto antes”, comenta.

Por Millena Barbosa

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.