Cadela ferida é resgatada e responsável é preso por maus-tratos em Itajaí, SC

Cadela ferida é resgatada e responsável é preso por maus-tratos em Itajaí, SC
Foto: GAMF/Divulgação

Uma denúncia levou a Guarda Municipal de Itajaí até uma residência, nesta segunda-feira (3), onde havia uma cadela que aparentava estar sendo submetida a maus-tratos.

Ela estava amarrada com uma corrente curta e há vários dias não saia da casinha, aparentando estar debilitada. De imediato foi acionada a Guarda Municipal Ambiental (GAMF), que em conversa com a moradora, constatou que a cachorra de porte médio, pelagem na cor preta, estava deitada dentro da casinha.

Ela informou aos guardas municipais que o animal era do esposo e que havia sido atropelado há pelo menos uma semana e que estava com a pata quebrada. Relatou, também, que o animal não foi levado ao veterinário e não estava recebendo assistência.

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) foi acionado para os procedimentos necessários. No local, os veterinários do município prestaram atendimento à cachorra que estava debilitada, constatando, ainda, que ela não conseguia ficar em pé, com uma grande ferida infeccionada na pata traseira e várias escoriações pelo corpo.

O morador da residência e responsável pelo animal foi preso em razão do crime de maus-tratos, previsto no art. 32, da Lei 9.605/98, sendo conduzido a Central de Plantão Policial (CPP) para os procedimentos cabíveis.

A cachorra foi resgatada e levada a Unidade de Acolhimento Provisório (UAPA), e apesar do estado crítico, ainda continua viva e recebendo todo cuidado possível.

Além da cadela debilitada, foi encontrada uma ave silvestre conhecida como Coleirinho (Sporophila caerulescens), presa em uma gaiola, sem anilha e documentos necessários para posse de animal silvestre, que foram entregues a CPP juntamente com o responsável.

Por Jéssica Schmidt

Fonte: SCC10

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.