Cadela que esperava tutor em UPA de Cuiabá (MT) é resgatada durante parto de risco

Cadela que esperava tutor em UPA de Cuiabá (MT) é resgatada durante parto de risco
Animal foi submetido a uma cesariana de urgência (Fotos: Michelle Scopel/ OPA-MT)

Uma cadela que passou meses aguardando o tutor em frente à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no Bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, foi resgatada neste sábado (14), em trabalho de parto. O tutor que ela esperava morreu após dar entrada nessa unidade de saúde, mas ela não desistiu de aguardá-lo e já estava no local havia cerca de três meses.

A assistente social Roseli Roberta de Oliveira, que trabalha na UPA, afirmou que ao chegar no trabalho no início da manhã encontrou o animal ofegante e sangrando, demonstrando dificuldades para dar à luz aos filhotes.

Ela então pediu ajuda à ONG OPA-MT, que resgata animais em situação de abandono, para levar o animal até uma clínica veterinária. “A coordenadora da ONG pediu que eu a levasse até uma clínica na qual ela tem conhecimento”, contou.

Ultrassonagrafia apontou que filhotes estavam sob risco de morte

Roseli levou a cadela até a clínica, onde foi submetida a um exame de ultrassonografia para verificar o estado dos filhotes. “A veterinária decidiu fazer uma cesariana de emergência porque os filhotes estavam sofrendo”, explicou.

Para pagar a cirurgia, a coordenadora da OPA-MT, Michelle Scopell, já iniciou uma campanha pelas redes sociais para pedir doações. “Peço a ajuda de todos para podermos salvar mais essa vida e a de seus bebezinhos. Qualquer ajuda é bem vinda”, declarou.

Na UPA, a cadela, que havia seguido o tutor até a unidade, estava sendo alimentada pelos funcionários da unidade.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.