Cadela que quase foi sacrificada por lesões ganha próteses de titânio na Rússia

Cadela que quase foi sacrificada por lesões ganha próteses de titânio na Rússia
Cadela Monika, resgatada na Rússia, tem uma nova vida após ter recebido próteses de titânio nas patas. Crédito: Foto: Kirill KukhmarTASS via Getty Images

A cadela Monika, resgatada na Rússia, tem uma nova vida após ter recebido próteses de titânio nas patas. A cirurgia veio apenas meses depois que os médicos sugeriram que ela deveria ser sacrificada por conta de seus ferimentos graves.

A operação foi realizada pelo veterinário Sergei Gorshkov, baseado na cidade de Novosibirsk, que já operou com a implementação de próteses 37 animais desde 2015. Monika é o primeiro cão a se beneficiar de seu trabalho.

Duas semanas após sua operação, a cachorra está se adaptando bem à sua nova mobilidade, e Gorshkov diz que ela logo levará uma vida normal, embora tenha ficado “surpreso” com a velocidade de sua recuperação.

“Não acho que foi uma surpresa muito grande”, disse ele à CNN. “Mas, no terceiro dia, ela começou a se levantar e andar pela clínica, indo de quarto em quarto”.

Entretanto, levar Monika ao centro cirúrgico não foi fácil: trabalhadores da aldeia de Plastunovskaya e voluntários que a resgataram encontraram-na inicialmente sem as patas em dezembro de 2020 e suspeitaram que ela havia sido vítima de maus-tratos.

Monika foi levada aos cuidados das voluntárias de resgate de animais Marina Gapich e Alla Leonkina, que moram na cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, onde ela teve seus membros danificados amputados e recebeu uma transfusão de sangue.

Gapich disse à CNN que ela e Leonkina passaram “noites sem dormir” por Monika e discordaram do conselho veterinário, que opinou que ela deveria ser sacrificada. As duas mulheres contataram Gorshkov e levantaram 400.000 rublos russos (mais de US$ 5.400) para a operação.

As próteses de Monika tiveram que ser impressas com uma impressora 3D na cidade de Troitstk, não muito longe de Moscou, e depois revestidas com uma camada biológica na Universidade Politécnica Tomsk antes que Gorshkov realizasse o procedimento.

Pet pandêmico

Para o veterinário, muito de seu trabalho ganhou um novo significado nos últimos 18 meses. A “mascote pandêmica” foi especialmente importante para alguns.

“Estou feliz em dar aos animais uma nova vida, especialmente agora durante a Covid-19“, disse Gorshkov. “As pessoas encontram algum conforto nos animais e, portanto, ao tratar os animais, eu trato as pessoas”.

E Monika já tocou os corações dos voluntários que a resgataram. Quando perguntado se o cão ficaria em Novosibirsk, a resposta de Gapich foi um sonoro “não”.

“Nós somos suas cuidadoras, somos responsáveis por ela”, disse ela à CNN. Ela acrescentou que ela e Leonkina estavam em contato com um especialista em comportamento de animais de Londres que agora poderia ser consultado sobre o caso de Monika.

*Esta matéria foi traduzida. Leia a original em espanhol

Por Olga Pavlova e Jeevan Ravindran

Fonte: CNN Brasil

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.