Cadela que sofreu parada cardíaca 24h após ser abandonada morre no litoral de SP

Cadela que sofreu parada cardíaca 24h após ser abandonada morre no litoral de SP
Morre a cadela que sofreu parada cardíaca após ser abandonada em Praia Grande, SP — Foto: Reprodução

A cadela que sofreu uma parada cardíaca menos de 24 horas após ter sido abandonada em uma rua no bairro Caieiras em Praia Grande, no litoral de São Paulo, morreu semanas após receber alta para recuperação em casa. Ao g1, nesta segunda-feira (21), o protetor de animais e vereador Cadu Barbosa (PTB) se disse indignado com a falta de apoio da polícia na investigação sobre o caso. “Decepcionado com o descaso”.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) disse que o 1° Distrito Policial (DP) do município instaurou inquérito e investiga o caso. A autoridade policial está em diligências e realizando oitivas de testemunhas, visando o total esclarecimento dos fatos.

Após sofrer a parada cardíaca e ficar internada, Joaquina havia recebido alta para dar continuidade na recuperação em casa, e estava com uma lista de interessados em adotá-la. No entanto, Barbosa contou que o animal voltou a passar mal e precisou ser hospitalizado. Ela não resistiu e morreu.

Durante novo tratamento, Joaquina precisou passar por uma transfusão de sangue e, de acordo com o vereador, a cinomose que estava encubada aflorou. A doença canina provocada pelo vírus Paramyxoviridae pode deixar sequelas ou levar à morte.

Barbosa acredita que a cadela tenha sido abandonada por causa da doença. Ele chegou a conseguir o contato e falou com o suspeito. “O cara [que abandonou] disse que ela cheirava mal e evacuava sangue por causa da parvovirose”.

Foi o vereador quem resgatou Joaquina e garantiu a ela todos os cuidados para que se recuperasse e fosse colocada para adoção. “Ela era carinhosa demais”.

Abandono

Uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que a cachorra foi abandonada e ficou imóvel no meio da Rua Joaquim Bueno. Nas imagens, é possível ver um homem descendo do carro pelo banco do passageiro, abrindo a porta traseira e deixando a cadela no meio da via, fugindo do local em seguida (veja o vídeo abaixo).

VÍDEO: Cachorra fica imóvel após ser supostamente abandonada por homem que estava em carro

Horas após ter sido abandonada, ela foi resgatada por Barbosa, que a deixou no gabinete dele. O parlamentar contou ao g1 que cuidaria do animal até que fosse possível colocá-lo para a adoção.

Em 6 de junho, ao chegar ao gabinete ele notou que a cadela havia evacuado muito sangue. Ele já tinha ido ao local buscá-la para levar ao veterinário e seguiu com o plano. Momentos depois, o animal sofreu uma parada cardíaca.

De acordo com o protetor, a cadela foi internada e está em “situação delicada”. Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado com o intuito de identificar e punir os responsáveis pelo abandono.

Cadela sofreu uma parada cardíaca, menos de 24h após ter sido abandonada em Praia Grande (SP) — Foto: Praia Grande Mil Grau e Reprodução/Redes Sociais
Cadela sofreu uma parada cardíaca, menos de 24h após ter sido abandonada em Praia Grande (SP) — Foto: Praia Grande Mil Grau e Reprodução/Redes Sociais

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.