Cadelas resgatadas de maus-tratos cuidam juntas de ninhada; uma delas teve filhotes mortos

Cadelas resgatadas de maus-tratos cuidam juntas de ninhada; uma delas teve filhotes mortos
Cadelas vítima de maus tratos se recuperam em abrigo de Teresina; elas cuidam juntas do fihote — Foto: Lar do Nando

Duas cadelas resgatadas da casa onde uma delas teve sete filhotinhos mortos estão se recuperando em um lar para animais. A outra cadela estava prenhe, deu à luz seis filhotes e agora as duas cuidam juntas da ninhada. A suspeita de matar os sete filhotinhos foi presa nesta segunda-feira (9).

Segundo Fernando Antão, o coordenador do abrigo, as cadelas ficaram bastante próximas depois do resgate, que aconteceu no dia 21 de outubro. A antiga dona dos animais teria deixado os filhotes recém nascidos sob o sol forte. Da ninhada de 8 cachorrinhos, apenas um sobreviveu. O filhote foi resgatado junto com a mãe e outra cadela que havia na casa, e que estava grávida. As cadelas e o filhote foram levadas para o abrigo de animais Lar do Nando, localizado na Zona Norte de Teresina.

Depois de abrigadas, a cadela que estava grávida deu à luz a seis filhotes. Ela abraçou também o filhote que sobreviveu aos maus tratos, e o amamenta junto com a ninhada que nasceu no abrigo. Enquanto isso, a cadela que perdeu os filhotes protege a ninhada.

“Elas duas cuidam juntas. Elas são muito unidas, as duas. A cadela que perdeu os filhotes não amamenta, só a outra, que amamenta também o filhote que sobreviveu”, disse Fernando Antão.

Vídeo: Cadelas resgatadas de maus-tratos cuidam juntas de ninhada; uma delas teve filhotes mortos.

Em um vídeo (veja acima), o cuidador mostra as duas cadelas e os filhotes em um dos canis do abrigo. Ele conta que a cadela que perdeu filhotes estava bastante arredia desde que chegou ao lugar, mas que a agressividade tem recuado confirme a cachorra percebe que não será mais maltratada.

“Aquela ali estava traumatizada pela perca dos filhos dela. Isso já é explicação suficiente, né, para a agressividade dela. Mas agora que elas entenderam que a gente não vai fazer mal para os filhotes dela, ela se acalmou”, comenta o cuidador no vídeo.

Ainda segundo Fernando, em breve, quando estiverem completamente saudáveis e os filhotes forem desmamados, as duas cadelas e os filhotes, que ainda não têm nomes, serão colocados para adoção.

Por Andrê Nascimento

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.