Cães abandonados causam tumulto no centro de Ponta Grossa, PR

Cães abandonados causam tumulto no centro de Ponta Grossa, PR

Um grupo composto por 20 cães assustou quem passava pelo Calçadão da Rua Coronel Cláudio. Os animais tomaram parte da via, impedindo a circulação de pessoas pelo local

Por Daniel Petroski 

PR pg caesabandonados1

O drama dos animais abandonados pelas ruas de Ponta Grossa ganhou mais um capítulo na manhã de ontem. Um grupo composto por 20 cães assustou quem passava pelo Calçadão da Rua Coronel Cláudio, bem no centro da cidade. Os animais tomaram parte da via, impedindo a circulação de pessoas pelo local. O fato também chamou a atenção dos empresários que possuem lojas próximas ao registro da situação. Motoristas que trafegavam pelas ruas transversais ao Calçadão tiveram que redobrar a atenção para não atropelarem nenhum animal.

A matilha estava seguindo uma cachorra. Uma equipe do Centro municipal de Zoonoses foi acionada para dar cobertura à ocorrência. Porém, os funcionários não conseguiram capturar os animais. Assustados com a movimentação, os cães fugiram.

A cidade tem hoje uma população animal de aproximadamente 60 mil cachorros e sete mil gatos. A estimativa é de que aproximadamente 34 mil cães estejam vivendo nas ruas ou em situação de rua.

Por parte da Prefeitura, algumas medidas vêm sendo tomadas para tentar amenizar a situação. No último dia 6, foi colocado em funcionamento o primeiro Castramóvel do município. Apesar de ter sido entregue para a população com pelo menos seis meses de atraso, o veículo para castração de animais deve ajudar no controle da população animal de rua do município. Segundo a secretaria de Meio Ambiente, no ano passado foram castrados 950 animais. O número é inferior ao que estabelecia um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público em maio do ano passado.

De acordo com o documento, mil animais deveriam ser submetidos ao procedimento em 2014. A pasta alega que essa meta só não foi alcançada devido a demora na implantação do Castramóvel. Para este ano a expectativa é de três mil animais sejam castrados na cidade.

ADOÇÃO

Prefeitura promete desconto no IPTU

O prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel (PPS) anunciou que, ainda nesta semana, o projeto de lei que prevê desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem adotar um cão será enviado à Câmara Municipal. A novidade já havia sido apresentada durante a inauguração do “Castramóvel”. A proposta deve passar pelas comissões internas do Legislativo e ir à votação no plenário para virar lei. Caso seja aprovado, os novos descontos devem valer para o IPTU do próximo ano. O governo municipal também garante que em 60 dias um novo canil municipal será inaugurado.

Fonte: Jornal da Manhã 

Nota do Olhar Animal: O “tumulto” é causado pela falta de políticas públicas para um controle ético da população de animais, resultando em abandonos. Medidas urgentes são necessárias e as já tardias levarão um tempo para surtir algum efeito. É preciso contundência nas ações, sem que isso penalize os animais, obviamente. Eles são vítimas.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.