Cães achados amarrados em sacos plásticos são tratados em Centro de Zoonoses em Pilar do Sul, SP

Cães achados amarrados em sacos plásticos são tratados em Centro de Zoonoses em Pilar do Sul, SP

Os seis cachorros que foram achados amarrados em sacos plásticos às margens de uma estrada rural, no bairro Meia Légua, em Pilar do Sul (SP), foram resgatados por uma equipe da prefeitura e levados para o Centro de Controle de Zoonoses.

De acordo com o veterinário Daniel de Almeida Cerquetani, os animais estão assustados, mas, apesar das condições que foram encontrados, apresentam boas condições.

“Estavam com pulgas, carrepatos e magros. Estavam bastante famintos e levamos bastante ração. Comeram rápido em um curto período de tempo. Não sofreram agressão e todos têm cerca de 1 ano”, diz.

Vídeo: Cachorros são encontrados amarrados em sacos plásticos em estrada rural.

Um dos moradores que encontraram os animais enviou um vídeo para a reportagem da TV TEM em que é possível ver dois cães presos em sacos plásticos. Uma deles estava com a cabeça encoberta (Veja vídeo acima).

Nas imagens ainda é possível ver alguns animais correndo pela estrada e, em um matagal, mais dois são encontrados em sacos plásticos.

Segundo o morador, que prefere não se identificar, ele estava voltando do trabalho com mais dois amigos, quando viu vários sacos com os cachorros dentro.

“Tinha uns que estavam com fucinho para fora e os outros dentro. Não tinham como respirar”, relata o trabalhador rural João Roberto Leme.

A gravação, segundo ele, foi feita após alguns animais já terem sido retirados. Como não tinha condições de cuidar dos animais, o morador alega que apenas os soltou.

Vídeo: Polícia Civil abre inquérito para investigar cães encontrados em sacos plásticos.

A diretora do Centro de Zoonozes Maira da Silva Martins diz que casos de maus-tratos ainda acontecem com frequência. Dos 63 animais que estão no CCZ, pelo menos 40 foram vítimas de maus-tratos.

Segundo ela, os seis cachorros resgatados vão ser vacinados, vermifugados e castrados. Como a cidade não tem canil eles devem ficar em lares temporários.

“A gente recolhe animais suspeitos de zonosses. A gente auxilia casos de maus-tratos, atropelados, doentes, porque a cidade não conta como abrigos de animais”, diz.

Cães são encontrados presos em sacos plásticos em estrada rural de Pilar do Sul — Foto: Arquivo Pessoal

Investigação

Moradores encontram cães presos em sacos plásticos em Pilar do Sul — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o delegado Milton Adreoli, um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso.

Segundo ele, a primeira providência será ir ao bairro e conversar com os moradores para tentar identificar quem abandonou os animais e localizar o responsável, já que todo ato contra animal, como abandonar, mutilar ou ferir, é crime.

A pena varia de 3 meses a 1 ano de prisão.

“A expectativa é quem saiba quem foi ou quem viu algum carro, anotou a placa, ou mesmo saber onde mora, já é o suficiente para esclarecer o crime.”

Cães passam por atendimento veterinário em CCZ de Pilar do Sul — Foto: Reprodução/TV TEM

Fonte: G1

Cães amarrados em sacos plásticos são achados em estrada rural de Pilar do Sul, SP; vídeo

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.