Cães de caça com pata quebrada, infecções e tétano são resgatados em Maria Helena, PR

Cães de caça com pata quebrada, infecções e tétano são resgatados em Maria Helena, PR

Na última quarta-feira (9) a Polícia Militar (PM) resgatou sete cachorros que eram vítimas de maus-tratos em Maria Helena. O tutor, preso em flagrante, foi levado para a delegacia de Polícia Civil (PC), em Umuarama, mas acabou liberado em seguida.

Os animais foram resgatados no centro da cidade, após o acionamento da Prefeitura, que já estava monitorando a situação dos animais e oferecendo tratamento. O homem já havia sido orientado, mas continuou maltratando os cães.

A alimentação, por exemplo, estava velha e a vasilha não era limpa. Havia cachorros machucados e um deles chegou a ter uma pata amputada por conta de um ferimento.

Durante a operação o tutor foi até o destacamento da cidade e terminou preso. Contudo, na delegacia, assinou a um termo de compromisso e foi liberado.

A reportagem de OBemdito entrou em contato com o delegado que atendeu a ocorrência, Reginaldo Caetano. Ele informou que será instaurado inquérito e que o tutor não ficou preso porque era uma situação de “aparente flagrante e tecnicamente não foi possível autuar”.

O homem disse ao delegado que cuida dos cachorros, apesar das fotos tiradas no local mostrarem negligência.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, não há data para que o tutor dos animais seja ouvido novamente. Todos os cães foram recolhidos à SAAU, em Umuarama.

Por Aline Reis

Fonte: OBemdito


Nota do Olhar Animal: Segundo outro site de notícias, os sete cães são perdigueiros utilizados para caçadas. Um deles está com a perna fraturada e possivelmente será amputada. Outros tinham infecções e princípio de tétano. Resgates anteriores de animais usados em caçadas haviam sido feitos no local.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.