Cães e gatos desnutridos são resgatados de casa no Grajaú, RJ

Cães e gatos desnutridos são resgatados de casa no Grajaú, RJ

Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) resgataram, nesta quarta-feira, sete cães e três gatos muito magros, que estavam em avançado estado de desnutrição na Rua Uberaba, no Grajaú, na Zona Norte do Rio. Os animais estavam em uma casa, que não tinha moradores. O local era mantido pelo dono do imóvel, Moises Mann, de 60 anos, que pagava uma pessoa para cuidar dos bichos três vezes por semana. No entanto, os cuidados dados não eram suficientes para manter o bem estar dos animais.

O local foi encontrado após recebimento de denúncias de maus-tratos para a Linha Verde (programa do Disque Denúncia exclusivo para informar crimes ambientais), que as encaminhou para a delegacia local e à DPMA. Os relatos diziam que os animais não recebiam alimentação suficiente, nem os demais cuidados necessários. Foram apresentados, inclusive, imagens com cenas de canibalismo.

De forma colaborativa, um voluntário ofereceu um lar temporário para todos os cães e gatos apreendidos. Eles farão exames, receberão vacinas e terão todos os tratamentos veterinários necessários.

Os animais estavam muito magros.

O dono do imóvel e responsável pelos animais vai responder pelo crime de maus-tratos, conforme artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que prevê detenção, de três meses a um ano, e multa. Outros envolvidos no caso já foram intimados para prestar depoimento.

Qualquer crime ambiental no Estado do Rio pode ser denunciado ao Linha Verde através dos telefones 2253 1177 (capital) e 0300 253 1177 (interior, custo de ligação loca) ou ainda pelo APP “Disque Denúncia RJ”, Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

A casa fica no Grajaú e ninguém morava nela.
O responsável pelo imóvel e pelos bichos vai responder pelo crime de maus-tratos. (Fotos: Divulgação / Polícia Civil)

Fonte: O Dia 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.