Cães e gatos em risco: conheça 10 tipos de plantas que são perigosas para os pets

Cães e gatos em risco: conheça 10 tipos de plantas que são perigosas para os pets

Tome cuidado. Algumas plantas que parecem ser inofensivas, na verdade, podem ser altamente tóxicas para cães, gatos ou outros bichinhos de estimação. Em casos graves, o animal precisa ser levado ao veterinário com urgência ou, caso contrário, pode até morrer.

Segundo especialistas, plantas perigosas para os pets são aquelas que, quando ingeridas em condições naturais, provocam sinais clínicos de intoxicação e até a morte do animal.

Veja 10 plantas que são tóxicas para cães e gatos:

1. Azaleia

Foto: Getty Images

A planta Rhododendron spp, popularmente conhecida como Azaleia, provoca salivação, vômitos, diminuição da frequência cardíaca, tremores, tonturas e fraqueza. Afeta cachorros, gatos e também ovelhas e carneiros.

2. Cannabis

Foto: Getty Images

Gênero de plantas originárias da Ásia e que tem em sua família plantas como a maconha e o cânhamo, pode levar animais a perder o controle muscular, apresentar incontinência urinária, ficar desorientado, desenvolver forte sensibilidade à luz, ter tremores ou sofrer alterações cardíacas.

3. Comigo-Ninguém-Pode

Foto: Getty Images

Dieffenbachia seguine, ou Comigo-Ninguém-Pode, causa diferentes formas de intoxicação ao entrar em contato com pele, olhos ou boca de cães e gatos, provocando complicações como lesão da córnea, inflamação, dor, dificuldade respiratória e até obstrução da faringe, o que pode levar à morte.

4. Costela-de-Adão

Foto: Getty Images

Morder as folhas grandes em formato de coração da Costela-de-Adão (Monstera deliciosa) pode provocar quadros de intoxicações. Dependendo das circunstâncias, a saúde do animal pode ser muito prejudicada. Em casos extremos, pode causar sua morte.

5. Espada-de-São-Jorge

Foto: Getty Images

Muito comum na casa dos brasileiros, a Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata) pode provocar diferentes formas de intoxicação, inclusive obstrução da faringe do pet, uma complicação que pode levá-lo à morte.

6. Flor-de-Natal

Foto: Getty Images

Com folhas vermelhas, o arbusto Euphorbia pulcherrima, ou Flor-de-Natal, é muito tóxico para os pets. O contato com sua seiva ou suas folhas causa irritação e, numa fase seguinte, intoxicação. Quando atingem o olho do animal, há relatos de perda parcial ou total da visão.

7. Jiboia

Foto: Getty Images

Outra planta comum nos lares brasileiros, a trepadeira Jiboia (Epipremnum pinnatum) pode causar diversas complicações ao pet, principalmente em casos de ingestão. É fatal quando provoca o fechamento das vias respiratórias.

8. Kalanchoe

Foto: Getty Images

As diferentes espécies de plantas do gênero Kalanchoe são muito perigosas para os pets, especialmente se as folhas forem ingeridas. Dependendo do nível de ingestão, provoca convulsões, coma ou mesmo morte.

9. Lírio

Foto: Getty Images

As flores dos gêneros Lilium e Hemerocallis podem causar grave intoxicação em animais, afetando sobretudo os rins. Após algumas horas da ingestão, o cachorro ou o gato pode apresentar um quadro de salivação exacerbada, vômito, recusa em se alimentar, poliúria (grande volume de urina) e desidratação. Além disso, podem surgir problemas diretamente nos rins, como dificuldades em filtrar o sangue.

10. Tulipa

Foto: Getty Images

As tulipas (Narcissus spp) apresentam como ponto de perigo para os pets o bulbo, parte do vegetal que, se for ingerido, pode provocar irritação gastrointestinal intensa, salivação, perda de apetite, convulsões e anormalidades no coração.

Fonte: Hypeness

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.