Cães e gatos foram castrados no mutirão na Zona Leste de Sorocaba, SP

Cães e gatos foram castrados no mutirão na Zona Leste de Sorocaba, SP

Últimas cirurgias dos animais de Aparecidinha foram nesta quinta-feira (29). Etapa do mutirão foi realizada na praça em frente à UBS do bairro.

SP Sorocaba castracao caes gatos

Nesta quinta-feira (dia 29), foram realizadas as últimas cirurgias para a castração gratuita de cães e gatos de moradores de Aparecidinha, na Zona Leste de Sorocaba. A ação fez parte de mais uma etapa do 1º Mutirão de Castração de Cães e Gatos, iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Saúde (SES), e ocorreu na praça em frente à UBS daquele bairro, na rua Joaquim Machado, 620.

O objetivo do mutirão é reduzir a população de animais abandonados e prevenir zoonoses, além de promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Além de serem castrados gratuitamente, os animais receberam microchips de identificação.

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças como tumores de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

SP Sorocaba castracao caes gatos2

A identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar do próprio animal e da população. Outro benefício é a diminuição do risco de transmissão de zoonoses e agravos de saúde do bicho. Além disso, o microchip vai possibilitar a formação de um banco de dados para, futuramente, nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

O motorista Jairo Cesar Franqui, morador de Aparecidinha, deu exemplo e levou seu cachorro Thor, de um ano de idade, ao mutirão. Ao lado da esposa, a dona de casa Dalva Del Cístia, ele aguardava ser chamado com a senha número 115. “Ele vai ficar alguns dias com dor, mas é importante, principalmente pelo controle de zoonoses. Aqui no bairro tem muito cachorro vivendo na rua”, comentou.

Quem também conseguiu agendar a castração gratuita para seu animal de estimação foi Jaqueline Moura, moradora do Bairro dos Morros. Ela levou a Neguinha, uma cachorra de um ano de idade. “O local onde moro tem muito cachorro e tenho preocupação para que ela não tenha cria”, afirmou. Ela estava satisfeita com o trabalho da Prefeitura de Sorocaba: “Nem todo mundo pode pagar. O lugar mais barato que achei fazia por R$ 150. Aqui não tive custo nenhum”, comentou.

Em novembro, a Prefeitura de Sorocaba vai realizar mais uma etapa do Mutirão de Castração de Cães e Gatos na cidade. As datas de inscrição serão divulgadas em breve.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, nos seis primeiros meses de mutirão – de abril a setembro deste ano – já foram castrados 3.715 cães e gatos. A previsão é atender 6.500 animais até o encerramento do contrato.

Mais informações pelo telefone 156 ou na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, localizada na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, na Vila Hortência.

SP Sorocaba castracao caes gatos3

Fonte: G1 / Prefeitura de Sorocaba

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.