Cães e gatos ganham ‘book’ para incentivar adoção em Catanduva, SP

Com olhares distraídos ou movimentos posados, é assim que cães e gatos saem nas fotos de uma campanha de adoção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Catanduva (SP).
A ideia de fotografar e fazer um book dos animais surgiu da veterinária Natália Amaral Ambrósio que percebeu a necessidade de encontrar um lar para eles, já que muitos continuavam no centro mesmo estando prontos para a adoção. Ao todo foram fotografados 70 animais, sendo 36 cães e 34 gatos.
“Tirei as fotos com o meu celular mesmo. Demorei uma semana para conseguir fotografar todos, porque eles não paravam um minuto”, disse a veterinária.
O book, além de mostrar as características físicas, ainda traz as principais informações sobre o comportamento e o número do chip de cada um deles.
Os animais que possuem alguma deformidade ou ficaram com sequelas de maus-tratos recebem um selo de ‘pata dourada’ no topo da foto com a mensagem ‘adoção especial’. Segundo a veterinária, os dados servem para facilitar o primeiro contato com os futuros donos.
“A maioria são animais que foram vítimas de atropelamento e alguns ficaram com sequelas. Colocamos a patinha na foto para as pessoas ficarem cientes que eles precisam de cuidados especiais,” diz Natália.
A ‘Cigana’ foi uma das gatinhas que conseguiu um novo lar graças à campanha. Ela foi adotada pelo técnico em farmácia Tiago Queroz do Nascimento, que procurava uma companhia para a sua outra gata.
“Parece que ela me escolheu. Quando cheguei ao CCZ ela veio na minha perna e começou a se acariciar, pedindo carinho”, disse o novo dono do animal.

Desde a campanha já foram adotados 11 cães e cinco gatos. Todos os animais são entregues aos donos vacinados e castrados, conforme informado pela veterinária.
As fotos são divulgadas na página da prefeitura em uma rede social e mesmo quem não pode adotar mais um bichinho, ajuda compartilhando a publicação ou marcando um amigo que tenha interesse.
“Fiquei surpresa que o pessoal gostou, compartilhou e mostrou interesse na adoção. Diversas pessoas também vieram ao centro procurar um animal porque tinham visto na página”, disse a veterinária.
O Centro de Zoonoses tem 89 animais disponíveis para adoção, alguns vivem no local há mais de sete anos. Para adotar um bichinho, os interessados precisam levar CPF, RG e comprovante de residência à unidade, que fica na Rodovia Estrada Vicente Sanches.


Por Francielle Souza / Supervisionado por Marcos Lavezo
Fonte: G1