Cães e gatos são chipados em Uberaba (MG) para controle de população

Cães e gatos são chipados em Uberaba (MG) para controle de população
Bichos receberão chips em Uberaba. Foto: TV Integração/Reprodução

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começou na última segunda-feira (19), em parceria com a Superintendência de Bem-Estar Animal, um processo de chipagem em cães e gatos em Uberaba. O procedimento já era realizado na CCZ, mas agora também é feito em Organizações Não-Governamentais (ONGs) que abrigam animais abandonados e, caso os tutores desejem, em animais domésticos.

O chip é do tamanho de um pequeno grão de arroz, é implantado de forma rápida e simples e serve para rastrear e contabilizar os animais. O objetivo é levantar dados sobre a população e ter controle sobre onde está cada bicho de modo que seja possível promover políticas públicas mais eficazes para atendê-los.

VÍDEO: cães e gatos podem receber microchips de graças em Uberaba

Além disso, ele também é benéfico para os tutores dos animais. De acordo com a chefe da Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte, Luma Tamm Luiz da Costa Pupulin, ao serem chipados os animais são cadastrados em um banco de dados com informações sobre o bicho e o tutor. Desta forma, caso o animal fuja e alguém o encontre, basta acessar o banco de dados disponível na CCZ e petshops para saber quem é o tutor.

O serviço já é realizado no CCZ desde 2019, com cerca de 3.600 indivíduos já chipados. Nesta segunda, o trabalho começou no Abrigo dos Anjos, que tem atualmente 472 animais. Depois será a vez da Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais (Supra), onde vivem mais de 600 cães. A população também pode levar os próprios pets para chipá-los gratuitamente no CCZ.

Segundo o último levantamento repassado pela Superintendência de Bem-Estar Animal, existem cerca de 60 mil animais passíveis de serem microchipados em Uberaba. Destes, aproximadamente um terço está em situação de abandono. Entretanto, o número exato só será alcançado quando todo o trabalho for realizado, o que pode demorar. Por enquanto, conta com apenas 10 mil chips para a ação.

Além disso, o chip é implantado através de uma injeção subcutânea, que deve ser realizada obrigatoriamente por um médico veterinário. “Essa é a maior dificuldade, porque para realizar o trabalho em larga escala teríamos que contar com diversos profissionais atuando até mesmo de forma voluntária”, explicou Lumma.

A ação será realizada pelo veterinário Michel Sanches Ferreira e agentes da CCZ , de segunda a sexta no Abrigo dos Anjos, até que todos os animais do local tenham sido chipados. Apenas depois de lá é que os animais da Supra passarão pelo procedimento. Não há previsão para que seja finalizado.

Para mais informações sobre o procedimento, basta ligar no telefone (34) 3317-4655.

Balanço

Na ONG Abrigo dos Anjos, desde a última segunda-feira, foram instalados microchips em 419 animais pelo médico veterinário Michel Sanches Ferreira e agentes do Departamento, além de voluntários da ONG.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.