Cães e gatos são envenenados em Irapuru, SP

Cães e gatos são envenenados em Irapuru, SP
Foto: Reprodução internet

Sendo tratados como melhores amigos do homem, os animais de estimação, em especial cães e gatos, servem como companhia e muitas vezes são tratados como parte da família.
Embora a grande maioria de pessoas tenha carinho e alta estima para com os animais, nem todos pensam assim, exercendo crueldades contra estes.

Na última semana, uma sequência de mortes de diversos animais de estimação surpreendeu os moradores do bairro CECAP e imediações. A suspeita pelos sintomas que os animais apresentaram antes da morte é a de que foram envenenados.

“Aqui no bairro, além do meu cachorro, sei de outros três cachorros e também dois gatos que morreram com os mesmos sintomas, e houve um caso em que a moradora ainda conseguiu socorrer e salvar o seu cachorro que também foi envenenado. Tudo isto em um curto espaço de tempo, o que nos leva a suspeitar de que a mesma pessoa agiu deliberadamente pra fazer esta matança” – desabafa um dos moradores que teve o seu cão envenenado.

Os maus tratos de animais, no qual está incluído o envenenamento intencional, além de ser uma grande crueldade também é crime previsto em lei. De acordo com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais de 1998, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com pena de detenção de três meses a um ano, mais multa. Mas embora a lei ofereça dispositivos para punir os criminosos, muitas barbaridades ainda são cometidas contra os animais.

Outro ponto que pode incriminar, não somente quem envenena, mas também quem comercializa venenos, é o uso de substâncias proibidas ou controladas, como é o caso do raticida popularmente conhecido como “chumbinho”. O responsável pode ser enquadrado em crime contra a saúde pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal). Neste caso, a pena prevista de reclusão é de 10 a 15 anos de prisão.

De acordo com especialistas em medicina veterinária os sintomas mais comuns nas intoxicações por venenos em cães e gatos são: quadros convulsivos; apatia, onde o animal não responde a estímulos e há mudança brusca do comportamento normal; salivação excessiva, misturada ou não com vômitos; bem como a ocorrência de fortes tremores musculares ou fraqueza, não conseguindo o animal ficar de pé; e ainda podendo apresentar sangue na urina e ou diarreia.

As estatísticas mostram que apenas uma pequena parcela dos animais sobrevive ao envenenamento, o que pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte de um animal nestes casos é o socorro imediato, procurando um médico veterinário que tomará as devidas providências no sentido de tentar desintoxicar e salvar o animal.

Denúncias contra maus tratos de animais e crimes ambientais podem ser feitas por meio da Polícia Militar, que encaminhará o caso a Policia Ambiental.

Fonte: A Voz 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.