Cães e gatos são vacinados e vermifugados na ilha de Algodoal, PA

Cães e gatos são vacinados e vermifugados na ilha de Algodoal, PA
Ilha de Algodoal é um destino bastante procurado durante as férias (Foto: Henrique Felício/O Liberal)

Cães e gatos que vivem nas ruas da ilha de Algodoal, no nordeste do Pará, recebem uma ação gratuita de vacinação e vermifugação neste sábado (18) e domingo (19). A iniciativa faz parte da segunda etapa do “Projeto de Manejo de Animais Domésticos”, uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará, ONG Veterinários da Amazônia, Universidade Federal Rural da Amazônia e Delegacia do Meio Ambiente.

Os pontos de vacinação estão na Escola de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Ferreira, no bairro do Camambá; na praia da Princesa e no barracão comunitário da área. A ação é realizada no período da manhã e da tarde.

A primeira etapa do projeto foi realizada em dezembro do ano passado, com um levantamento populacional de cães e gatos residentes na vila de Algodoal. Através da aplicação de questionários, foram visitadas 115 casas de moradores, totalizando o número de 300 animais cadastrados, entre cães e gatos, domésticos e abandonados nas ruas.

O objetivo é manter o controle da população de cães e gatos domésticos abandonados. “Além de residirem em uma ilha, ambiente extremamente sensível, a introdução de espécies continentais e o descontrole populacional de cães e gatos podem gerar uma incrível perda de biodiversidade através da predação da fauna silvestre nativa, além de doenças e acidentes com os moradores”, explica o biólogo Luiz Coltro.

Uma feira de adoção de filhotes será realizada na vila de Algodoal e no distrito de Marudá, nos dias 25 e 26 de fevereiro. Já a partir do mês de março será iniciado o trabalho de castração.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.