Cães em situação de abandono são resgatados em Cariacica, ES

Cães em situação de abandono são resgatados em Cariacica, ES
Foto: Divulgação

Dois cães das raças pit bull e american bully foram resgatados, na manhã desta terça-feira (14), em uma casa de dois andares no bairro Alto Lage, em Cariacica. Os animais, que estavam em situação de abandono, foram deixados no local para fazer a segurança do imóvel.

O resgate ocorreu por meio de uma ação da CPI dos Maus Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em parceria com a equipe de fiscalização animal da Prefeitura de Cariacica.

Os animais, uma fêmea da raça pit bull e um macho da raça american bully, foram retirados do imóvel com ajuda de um vizinho. Segundo a presidente da CPI, deputada Janete de Sá, os cães estavam trancados em situação de abandono.

“O local era insalubre, os cães estavam em meio às fezes e urina, sem a presença de comida e água. A cadela estava desnutrida e os dois animais estavam com a infestação de carrapatos”, disse.

Ainda de acordo com a deputada, os animais faziam a segurança do imóvel que estava fechado.

“É inadmissível que as pessoas usem os animais para fazer a segurança de suas casas e não se preocupem com a saúde deles. Deixar animais em meio a sujeira, sem água e comida, caracteriza crime de maus-tratos. Estamos tentando identificar o dono do imóvel para que ele seja responsabilizado criminalmente”, frisou.

Os cães foram encaminhados a uma clínica veterinária conveniada da prefeitura para tratamento e posteriormente a adoção responsável.

O coordenador de fiscalização animal da prefeitura, Lucas Ferreira e Silva, estabeleceu uma multa de R$ 3.100,00 ao proprietário do imóvel pelo abandono e maus-tratos dos animais. Ele não foi preso em flagrante porque não havia ninguém no imóvel no momento da operação.

Na última terça-feira (07), duas cadelas foram resgatadas no bairro Rio Marinho, em Cariacica. Os animais apresentavam sinais de desnutrição e estavam infestados por carrapatos.

O resgate também foi realizado por meio da CPI dos Maus-Tratos com apoio da Polícia Militar. A ação ocorreu após a comissão receber vídeos denunciando a violência contra os animais.

As duas cadelas estavam em um local insalubre, desnutridas, com água imprópria para o consumo e sem alimentos. Os animais foram levados para uma clínica veterinária.

O crime de maus-tratos contra animais prevê pena de prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda do animal. As denúncias podem ser encaminhadas à CPI pelo e-mail [email protected].

Por Gabriel Barros

Fonte: Folha Vitória

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.