Cães idosos são ignorados em campanhas de adoção e passam a vida inteira em abrigos

Cães idosos são ignorados em campanhas de adoção e passam a vida inteira em abrigos
Idosinho Bingo ainda espera sua família. (Foto: Reprodução do Instagram)

Essa semana vi no Instagram do grupo Adotapez vários pedidos de adoção para cães idosos, que sempre são rejeitados em campanhas de adoção porque a galera prefere pets mais jovens. O primeiro foi o idosinho Bingo, que tem aproximadamente 15 anos. O post começa assim: “Quinze anos é uma data especial não é mesmo? Ganhamos festas, viagens, algumas meninas ainda debutam, mas vocês sabiam que 15 anos é o tempo que o nosso IDOSINHO está no abrigo?”. Mas ele não é o único! Rolei mais umas fotos e me deparei com a Princesa: “Tenho aproximadamente 12 anos, sou CASTRADA e VACINADA. Há 2 anos atrás, as tias do ADOTAPETZ me tiraram das ruas, eu já era idosa e tinha sido abandonada. Eu nem acreditava mais que algum dia eu teria uma chance de ganhar um lar, mas quando elas me levaram para um abrigo, meu coração se encheu de esperança. Acontece que nestes dois anos que eu nunca mais sai e ninguém nunca pediu para me olhar direito, provavelmente porque já sou mais velhinha”. Entrei em contato e descobri que muitos outros idosos também aguardam uma família!

Conversei com a Gabriela Dandara, que é coordenadora do grupo Adotapez, para saber como funciona o projeto e como podemos ajudar esses vovôs e vovós. “Não temos espaço físico, ajudamos alguns abrigos e protetores independentes com a divulgação dos animais em nossas redes sociais e fazendo campanhas de adoção em diversos pontos do Rio”. E continua, “Para realizarmos as campanhas temos que fazer uma logística com caronas solidárias, voluntários disponíveis, levar os animais castrados, vacinados e saudáveis. Nosso foco é que o bichinho ganhe uma família amorosa e responsável”.

Mas nas campanhas a galera prefere pets filhotes ou jovens. “Muitos adotantes preferem animais com até dois ou três anos de idade. Um cão resgatado nessa idade, se não for adotado logo, envelhece num abrigo e pode entrar em depressão”, revela Dandara, que ainda destaca: “Dos 300 cães que estão em abrigos que ajudamos, a maioria tem mais de 5 anos, ficam tempo demais esperando uma família, Bingo e Princesa não são os únicos”.

View this post on Instagram

Hey pessoal licença, gostaria de um minutinho da atenção de vocês para fazer uma perguntinha🤔: Vocês sabiam que adotar um cão idoso tem inúmeras vantagens? 😄Aposto que não né! Mas a PRINCESA 👑 aqui vai contar tudinho pra vocês e mostrar que adotar uma idosa linda pode ser muito legal. Afinal, ADOTAPETZ também é informação! 🤓 Primeiro eu preciso me apresenta: opa! Meu nome vocês já sabem certo? me chamo PRINCESA👑, tenho aproximadamente 12 anos, sou CASTRADA e VACINADA. Há 2 anos atrás, as tias do ADOTAPETZ me tiraram das ruas, eu já era idosa e tinha sido abandonada. Eu nem acreditava mais que algum dia eu teria uma chance de ganhar um lar 💔, mas quando elas me levaram para o abrigo, meu coração se encheu de esperança🙌. Acontece que nestes dois anos que eu nunca mais sai e ninguém nunca pediu para me olhar direito, provavelmente porque já sou mais velhinha. 😥 Então, resolvi contar para vocês algumas das várias vantagens de adotar um cão idoso como eu (prestem atenção): 😍 1 – Minha personalidade não vai mudar, como pode acontecer com um filhote. 🥰 2 – Já estou educada e assim aprendo mais facilmente algo novo que você queira me ensinar.👍 3 – Eu já alcançei o meu tamanho definitivo. Você não precisa se preocupar em quanto mais eu posso crescer.🐾 4 – Se você não gostar muito de exercícios físicos, saiba que um cão idoso não requer tanta atividade física, gostamos mesmo de tirar uma boa soneca. 💤 5 – Demonstrarei todo o amor e gratidão pela grande oportunidade que você está me dando. Não duvide, eu serei sempre muito grata e uma grande companhia. ❤ Sou muito dócil e espero poder conhecer o amor de verdade ainda nessa vida! Por favor, me dá essa chance de amar e ser amada? 🙏🏼💕 Se você quer me fazer e ser muito feliz é só chamar as tias do ADOTAPETZ no WhatsApp 👉 (21) 99877-7762  e combinar com elas para me buscar! Se você não puder me adotar agora compartilha a minha história por favor? Assim um número maior de pessoas poderá me conhecer e eu terei mais chances de encontrar meu castelo, pois toda PRINCESA merece um. ✨💫 Aubrigado. 🐶😘 . #naocompreadote #cachorro #cao #cão #caopanheiro #cachorros #cãopanheiro #cachorrinho #cadela #cachorra #cachorro

A post shared by Adoção responsável • RJ (@adotapetz) on

O médico veterinário Marcello Machado lista alguns benefícios em adotar um pet adulto ou idoso: “Cães idosos são geralmente mais calmos, companheiros e são ideais para quem leva um estilo de vida sem muitas agitações. São animais normalmente muito apegados ao dono”. Outro ponto importante é que geralmente chegam educados. “Animais adultos e idosos em geral já têm alguns hábitos e são habituados a usar o tapete higiênico ou jornal”. E destaca, “Nas primeiras semanas no novo lar, preste atenção aos medos do animal. Lembre-se sempre de agradá-lo com bastante carinho, passar confiança para que ele se sinta seguro. Nos primeiros dias é possível que ele tente fugir da sua casa, pois ainda não conhece o ambiente e está assustado, por isso, inicialmente, mantenha-o em uma área determinada até que você conquiste a confiança dele. Se tiver crianças vale também mais atenção, para que o animal se acostume pouco a pouco com elas”.

O que você está esperando para abrir seu coração e adotar o Bingo, a Princesa, o Velho Chico, a Gorda e tantos outros que nesse momento estão torcendo pra ganhar um lar quentinho, ração e te dar muito carinho e lambeijos? Eu recomendo os idosos, meu Frederico foi resgatado aos 10 anos, vai fazer 15 e é muito agarrado comigo! A próxima campanha de adoção do grupo será neste sábado (15) no Colégio Realengo (Rua Marechal Soares de Andreia, 90, Realengo, RJ), das 09h às 13h, entrada mediante doação de 1kg de ração de cão ou gato. Se você quiser adotar, ser voluntário nas campanhas de adoção, dar carona solidária, doar ração ou ajudar de alguma forma, entre em contato com o grupo, somente por Whatsapp, pelo número: 21 99877-7762. Adote!

Por Daniela Calcia

Fonte: Jornal do Brasil 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.