Cães resgatados da Ucrânia são acolhidos em abrigo na Polônia

Cães resgatados da Ucrânia são acolhidos em abrigo na Polônia
Pixabay

Em uma guerra, para além dos humanos, os pets também sofrem muito com a situação. Em meio ao conflito militar na Ucrânia, alguns dos refugiados não conseguem fugir do país com seus bichinhos, enquanto outros animais são simplesmente abandonados no local. A polonesa Sylvia Prach administra a ‘Fundação Viva’, um lar na Polônia que está cuidando de pets resgatados da Ucrânia.

“Conhecemos voluntários ucranianos que ajudam a tirar os cães da Ucrânia. Eles costumam trazê-los para a fronteira, onde os recolhemos”, diz a polonesa.

Segundo Sylvia, a maioria dos animais vem de abrigos em cidades sob ataque. “Resgatar animais na Ucrânia é perigoso nesse momento. Sei que duas pessoas foram mortas enquanto alimentavam animais em zoológicos. Também soube que outras duas foram baleadas em abrigos de cães abandonados”, declara.

Muitos dos cães resgatados sofrem de desidratação, desnutrição e lesões por frio. Até o momento, o abrigo acolheu mais de 100 pets ucranianos. Eles precisam ser vacinados, identificados com chip, documentados e precisam ficar duas semanas em quarentena.

À medida que mais animais são trazidos, a equipe de Sylvia precisa de mais espaço. Os primeiros animais de estimação ucranianos já estão prontos para adoção.

Fonte: TV Cultura

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.