Cães salvam tartaruga de ser comida por gaivotas. “É um milagre estar viva”

Cães salvam tartaruga de ser comida por gaivotas. “É um milagre estar viva”
Debilitada, mas lutadora

Os animais estão sempre a dar-nos grandes lições de vida. A empatia e solidariedade que revelam para com um animal em perigo, mesmo que seja de outra espécie, levam a amizades improváveis e a resgates incríveis. Foi o que sucedeu no País de Gales.

A 5 de janeiro, dois cães – Winnie e Kerry – que passeavam com os donos na praia de Moal-Y-Don, na zona de Anglesey, País de Gales, aperceberam-se de uma pequena tartaruga marinha em perigo. Correram para ela, para afastarem as gaivotas que se aproximavam, o que chamou a atenção dos tutores – que, ao verem que ainda estava viva, telefonaram para o Anglesey Sea Zoo a pedir ajuda.

Os funcionários do oceanário rapidamente chegaram ao local e levaram a tartaruga, à qual deram o nome de Tonni – que, em galês, significa “onda”. Mas não tinham grandes esperanças. O pequeno animal tinha apenas 25 centímetros e estava mal nutrido, pesando menos de um quilo. Além disso, estava em estado comatoso e de desidratação. Nada corria a seu favor.

Foi levada para os cuidados intensivos do oceanário, onde foi colocada numa incubadora, mas com poucas expectativas, já que as tartarugas que ficam em terra, sem conseguirem chegar ao mar, costumam morrer – sendo que as primeiras 48 horas são críticas.

Tartaruga surpreendeu tudo e todos

Mas Tonni revelou uma vontade de viver que deixou todos estupefactos. Três dias depois, a tartaruga já tinha recuperado muitas forças. “É simplesmente incrível que Tonni esteja viva. Para uma tartaruga tão pequena, é um milagre”, disse à “BBC News” a proprietária do oceanário de Anglesey, Frankie Hobro.

No final de janeiro, na sua página do Facebook, os funcionários do oceanário faziam nova atualização, com um vídeo onde se podia ver uma tartaruga bastante comilona: “Tonni tem nadado bastante e toda essa atividade lhe traz muito apetite [risos]. Esta pequena tartaruga está a desfrutar de mexilhões, camarões e bocadinhos de peixe. Está a ficar mais forte a cada dia que passa”, diz a legenda.

Com este caso tão bem sucedido, o Anglesey Sea Zoo decidiu criar as primeiras instalações britânicas dedicadas ao resgate de tartarugas, tendo para isso criado uma página de angariação de fundos.

Quanto a Tonni, continua muito bem. A pequena tartaruga, que começou por ser salva por dois cães, teve uma recuperação milagrosa pelas mãos dos incansáveis cuidadores do oceanário e em breve estará pronta para seguir a sua vida no mar.

Percorra a galeria para conhecer esta tartaruga comum – espécie protegida que é também conhecida como tartaruga-boba – que desafiou a morte com distinção.

Por Alexandra Ferreira

Fonte: Pit / mantida a grafia lusitana original

Animais na natureza

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.