Cães são abandonados e amarrados na Zoonoses de Ribeirão Preto, SP

A bióloga Stefania Dallas, coordenadora de Bem Estar Animal da Prefeitura de Ribeirão Preto, registrou nessa quarta-feira (11), boletim de ocorrência contra um homem que abandonou dois cães amarrados no estacionamento do órgão (antigo CCZ), localizado na avenida Eduardo Andrea Matarazzo, 4.225. “Ele abandonou dois cachorros aqui, mas alguns funcionários viram o carro e anotaram a placa”, explicou ela.

A denúncia foi feita junto à Delegacia de Proteção aos Animais. Abandono de animais é considerado crime de acordo com o artigo 32 da Lei Federal 9.605/98 e artigo 2º da Lei Estadual 11.977 de 2005. “Abandonar um animal é considerado maus tratos e a pena pode variar de 4 meses a 6 anos de prisão”, avisa Stefânia.

Tão logo recebeu a denúncia, o delegado Luiz Geraldo Dias acionou sua equipe de investigação e localizou o proprietário dos cães. “Ele já esteve aqui para buscar os cachorros, mas agora não posso entregar porque o processo está em andamento”, ressaltou.

Ela disse que tem crescido o número de pessoas que estão abandonando animais no canil da Coordenadoria. “As pessoas precisam ser responsáveis. Se não podem cuidar dos animais não devem comprar. Nosso espaço é limitado. É necessário que as pessoas assumam a posse responsável dos seus animais de estimação”, alerta ela.

Fonte: Ribeirão Preto Online / Prefeitura de Ribeirão Preto

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.