Cães são abandonados no porta-malas e dois morrem por maus-tratos

Cães são abandonados no porta-malas e dois morrem por maus-tratos
Twitter/ Guardia Civil

Três indivíduos de nacionalidade francesa, com 61, 41 e 36 anos, estão sob investigação por suspeita de crime de maus-tratos a animais. Segundo a Guardia Civil, os franceses teriam abandonado três cães dentro do porta-malas de um carro, estacionado sob o sol, com todas as janelas fechadas, em Navarra, Espanha.

Após receberem uma denúncia, as autoridades e o Serviço de Proteção à Natureza (SEPRONA) da Guarda Civil chegaram ao local e encontraram os cães abandonados. Vários cidadãos tentavam reanimá-los com água enquanto aguardavam a chegada dos agentes da Guarda Civil e providenciavam assistência veterinária. O abrigo de animais Parque de Trikuhary também foi contactado para prestar os primeiros socorros aos animais.

Após algumas horas, os cães foram encaminhados para uma clínica veterinária em Irún em estado muito crítico. Infelizmente, Thai, um belga Malinois de nove meses, e Narco, um pastor belga de um ano, não resistiram e faleceram, enquanto Taiga, um Cane Corso de cinco meses, recuperou e recebeu alta hospitalar oito dias após o incidente.

Segundo a Guardia Civil, os tutores dos animais estavam num estabelecimento próximo, ignorando os avisos do sistema de som, que alertava sobre a situação dos cães dentro do porta-malas. Ao retornarem ao veículo, encontraram os cidadãos e os agentes da Guarda Civil tentando reanimar os animais, que estavam presos em uma cabine mal ventilada, sem água e expostos constantemente ao sol.

Os cidadãos franceses estão sendo acusados de crime de maus-tratos por abandono de animais de companhia e podem enfrentar uma pena de prisão de seis meses a um ano e meio.

Fonte: Notícias ao Minuto

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.