Cães se atacam e ativistas denunciam abandono de animais em Belo Horizonte, MG; veja vídeo

Uma denúncia de cães abandonados no bairro Sagrada Família, na região leste de Belo Horizonte, circula pelas redes sociais nesta quinta-feira (9). Na gravação, os cães se mordem por aparentemente não terem alimentação. O caso vem mobilizando ativistas da causa animal.
O vídeo que viralizou foi publicado pelo ativista Franklin Oliveira, de 54 anos, e nele é possível ver que os animais se encontram em um local sujo.
“Recebi a denúncia de uma amiga que, por sua vez, recebeu de uma paciente que reside naquela área. Estou no local e já acionei a Guarda Municipal e a Polícia Militar do Meio Ambiente. Estamos tentando identificar os donos do imóvel”, disse.
[VÍDEO REMOVIDO DA PUBLICAÇÃO ORIGINAL]
Segundo Oliveira, moradores comentam que o imóvel onde os animais estão é de propriedade da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). “A informação que temos é que pessoas trazem estes animais para o espaço e vêm aqui três vezes por semana. Queremos identificar o sujeito e saber para que os cães estão servindo”, diz ele.
Oliveira e os demais ativistas que foram ao local não conseguiram entrar no espaço, pois o muro tem concertina, que é uma rede de arame farpado. “Tentamos ver o animal que era atacado, mas não conseguimos. Pelo buraco que tem aqui a visualização é bem prejudicada”, afirma ele.
Animais resgatados
Procurada pela reportagem, a PBH informou ter enviado agentes da Guarda Municipal ao endereço para verificar a situação denunciada. “Ao constatar o crime, a corporação encaminhou os bichos ao Hospital Público Veterinário e protetores de animais”, afirmou o Executivo municipal em trecho do comunicado.
Questionada se o imóvel pertence à administração municipal, a prefeitura informou que sim. Conforme consta no posicionamento enviado à reportagem, o município vem desenvolvendo políticas em várias frentes para evitar o abandono, o tratamento inadequado e as doenças transmitidas por animais.
“O combate a crimes praticados contra os animais é feito com ações conjuntas do Departamento de Meio Ambiente, da Guarda Municipal; do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde; e em parceria com a Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna, da Polícia Civil”, afirmou.
Abandono e maus tratos de animais é crime e deve ser denunciado à Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna de Minas Gerais, assim como investigação de casos de envenenamento de animais.
Por Vitor Fórneas
Fonte: O Tempo