Cães sentem falta de tutores mortos em tragédia na San Martin, em Salvador, BA

Cães sentem falta de tutores mortos em tragédia na San Martin, em Salvador, BA

BA salvador 650x375 pele cachorro 1515760

Sobreviventes, assustados e agora sem tutores. Essa é a nova realidade de Morena e Pelé, dois cães que eram de Zenaide Dias e Sivaldo Filho, mãe e filho, vítimas do deslizamento de terra que aconteceu na segunda-feira, 27, na localidade do Barro Branco, na avenida San Martin.

Acuada e chorando o tempo todo, Morena não sai do mato e não come, segundo moradores da região. Já Pelé, sem rumo, continua a andar pelo barro, na esperança de ver seu tutor.

De acordo com Ana Lúcia Oliveira, vizinha das vítimas e dona de dois gatos, a população tenta ajudar os animais. “Eles estão muito assustados. Morena até ontem não saía do mato. Saiu hoje para comer”, disse.

Ainda segundo a moradora, Morena estava com a família há cerca de 3 a 4 anos. “Ela era de rua, era maltratada e Zenaide pegou para criar”, informou.

Os animais estão recebendo apoio dos vizinhos, mas continuam sem abrigo devido às condições que a localidade se encontra.

A moradora também está preocupada com os seus animais. “Eu não sei se vou poder levar eles para o hotel da prefeitura. Tem um, branquinho, que é surdo, não tenho onde deixar”, contou.

A Federação Baiana de Entidades Ambientalistas Defensoras dos Animais (Febadan) se disponibilizou para ajudar de alguma forma esses animais. “Podemos entrar em contato com as famílias e vizinhos, e se for o desejo, indicar alguma ONG que possa pegar os animais ou realizar campanha de adoção”, disse Fábio Viveiros, diretor da federação.

Fábio também se comprometeu a ligar para Ana Lúcia e, a depender da conversa com ela, agendar uma visita ao local. “Podemos falar com as pessoas que estão ajudando esses animais e marcar uma visita”, afirmou.

A reportagem do Portal A TARDE entrou em contato com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), para saber se as pessoas como Ana Lúcia, que têm animais, vão poder levá-los aos abrigos cedidos pela prefeitura, mas não obtivemos resposta.

BA salvador morena cadela 1515763

BA salvador g 2015428103333592

Fonte: A Tarde

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.