Cães tinham orelhas cortadas e cauterizadas com solda em criadouro alvo de operação em Itajaí, SC

Um criadouro clandestino de cães da raça pitbull foi alvo de uma operação da Polícia Civil de Itajaí que cumpriu um mandado de busca e apreensão no local que é investigado por maus-tratos. A ação foi acompanhada Instituto Itajaí Sustentável, da Prefeitura de Itajaí. Foram encontrados 17 cães adultos e 10 filhotes.
Conforme Andréia Paula Reich, diretora de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais, da Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), foram encontrados equipamentos e fortes indícios que os cães tinham as orelhas cortadas no local. Uma máquina de solda também foi encontrada, a suspeita é de que o equipamento era usado para cauterizar o corte das orelhas dos cães.
As condições de higiene e a acomodação dos animais estava irregular. O mandado de busca apreensão permitiu a coleta de provas contra o proprietário. Profissionais do INIS, policiais civis e guardas municipais verificaram os indícios de maus-tratos.
Os 27 animais ainda não foram recolhidos por conta da capacidade do abrigo, que já acolhe 35 cães da raça pitbul, em baias individuais. Os materiais coletados foram encaminhados ao Ministério Público de Itajaí e a Defesa Animal aguarda retorno do MP para dar seguimento a este caso.
Em Santa Catarina, a Lei Estadual 14.204 de 26 de novembro de 2007 e a Lei Municipal 5.527/2010 proíbem a criação para comercialização de animais desta raça e outras que resultem do seu cruzamento.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: SCC10