Cágado-de-barbicha aparece morto no gramado do Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre, RS

Cágado-de-barbicha aparece morto no gramado do Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre, RS
Reportagem do Correio do Povo foi conferir situação do animal e deparou-se com o crime ambiental. - Foto: Alina Souza / CP

Um crime ambiental foi descoberto na manhã deste sábado pela reportagem do Correio do Povo na orla do Guaíba, em Porto Alegre. Um cágado-de-barbicha que desovava em um ninho sob o gramado da área do Anfiteatro Pôr do Sol, situado ao lado da desembocadura do arroio Dilúvio, foi morto e estraçalhado, junto com os ovinhos, provavelmente com golpes de pedra. Um frequentador e praticante de esportes lamentou o ataque e contou que já “conhecia” o animal por sempre estar no local. O cágado-de-barbicha faz parte da fauna nativa. 

Após tomar conhecimento do fato revelado pelo Correio do Povo, a Secretaria divulgou nota repudiando o ato. “Conforme o art. 29 da Lei Federal 9.605/1998, matar fauna silvestre é crime com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa. A Smams oficiará as autoridades competentes, a partir das informações relatadas pela imprensa, para que seja apurado o crime. Após a apuração policial, caso seja identificado o infrator, a Smams também pode lavrar auto de infração”, informou. Na tarde deste sábado, uma equipe da Smams avaliou a possibilidade de que o animal morto não seja o mesmo que foi avistado por frequentadores da orla em plena desova no terreno na última quinta-feira, mas um outro também na área pois os cágados têm por hábito desovar e abandonar o local.

Ainda na quinta-feira, uma equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) realizou uma vistoria na área. Nos próximos dias seriam adotadas medidas de proteção ao animal então avistado devido à previsão de realização de espetáculos no evento Poa Drive-in Show no próximo sábado, dia 27, com capacidade de 200 veículos. A empresa responsável pelo evento pretendia inclusive contratar um especialista em répteis para acompanhamento constante do local visando definir, junto com a Smams, alguma ação necessária de preservação.

Em nota oficial divulgada antes deste sábado, a Smams informou que o terreno era firme e que as câmaras de incubação para os ovinhos ficam a uma profundidade de cerca de 15 centímetros. “A desova do cágado-de-barbicha na região é comum geralmente na primavera, com filhotes nascendo no verão. A desova flagrada pode ter ocorrido porque tivemos dias muitos quentes consecutivos, mas não é o padrão da espécie”, explicou. “A população não deve mexer ou cavar os ninhos, sob risco de quebrar os ovos”, alertou.

Fonte: Correio do Povo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.