Cajamar (SP) realiza mutirão de castração de animais

Cajamar (SP) realiza mutirão de castração de animais

A Diretoria de Meio Ambiente realizou na terça-feira (20), a castração de 99 animais, entre estes, 34 gatos e 65 cães, além da cirurgia ser totalmente gratuita, os munícipes receberam os medicamento pós-cirúrgicos, contento pomada para cicatrização externa e antibiótico.

A anestesia utilizada é a versão inalatória, que assim como a injetável, o animal não sente dor durante o procedimento, porém, mais segura para todas as raças, principalmente, para cães e gatos muito pequenos, idosos ou obesos.

Todos os animais castrados receberam um chip de identificação, que é inserido por debaixo da pele, o que, em caso de perda ou abandono deste, quando encontrado, os profissionais da Diretoria de Meio Ambiente, através de um leitor de microchip terão acesso a todos os dados do animal.

Segundo a veterinária Juliana Moreira, a castração é uma ação de utilidade pública, com ela é possível reduzir o número de animais abandonados e, consequentemente, as doenças.

A moradora Maria Elisa da Silva, que levou uma cachorra e um gato para serem castrados, elogiou a ação. “É ótimo, quando eles me ligaram eu nem acreditei. Graças a Deus agora eu consegui”, disse.

Por Aline Pagnan

Fonte: Jornal da Região

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.