Câmara aprova projeto que defende conteúdo sobre proteção animal nas escolas municipais de Juiz de Fora, MG

Câmara aprova projeto que defende conteúdo sobre proteção animal nas escolas municipais de Juiz de Fora, MG

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, nesta quarta-feira (31), um projeto de lei que sugere a criação do “Programa Direito dos Animais na Escola”. O texto é de autoria da vereadora Protetora Kátia Franco (Rede) e já era analisado na Casa desde fevereiro. A iniciativa busca ampliar a educação ambiental voltada para o bem-estar dos animais. A proposta é autorizativa e a implementação do programa depende, portanto, da intenção da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Após a aprovação pelos vereadores, o texto segue agora para a análise da prefeita Margarida Salomão (PT), que tem a prerrogativa de vetar ou sancionar a proposição.

De acordo com o texto do projeto de lei, o programa tem o objetivo de fortalecer os conceitos de adoção consciente, guarda responsável e combate a maus tratos ao abandono, além de difundir informações sobre as legislações relacionadas à proteção animal. Entre os intuitos fundamentais do programa está a busca pelo desenvolvimento do conhecimento da comunidade escolar sobre direitos animais.

Para isso, o dispositivo também foca no incentivo à participação individual e coletiva na preservação do meio ambiente e dos animais; no estímulo a reflexões críticas sobre o combate à violência contra animais; na sensibilização da comunidade escolar sobre a importância do respeito aos direitos animais; e na desconstrução da cultura da violência, visando a promoção de uma relação mais harmônica entre diferentes espécies.

De acordo com o texto do projeto de lei, o programa deverá ser aplicado periodicamente, “cabendo ao Poder Executivo instituir os meios pedagógicos, modos de aplicação e temporalidade”. A proposição ainda aponta que as ações do programa deverão ser realizadas através de atividades extraclasses e extracurriculares, como palestras, seminários, artes, trabalhos voluntários e ações comunitárias.

Estas atividades deverão abranger conteúdos como direitos e bem-estar dos animais; tutela responsável; declaração universal dos direitos dos animais; noções sobre as principais zoonoses de interesse em saúde pública; questões relacionadas à preservação ambiental e de animais silvestres; importância da esterilização de animais domésticos; entre outros temas relevantes.

‘Amigo dos Animais’

Caso o projeto seja transformado em lei, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) poderá fornecer o certificado “Amigo dos Animais” aos alunos que participarem das atividades extracurriculares. O projeto ainda quer autorizar a PJF a firmar convênios com faculdades de Direito, Medicina Veterinária, organizações da sociedade civil e Poder público de Proteção Animal para auxiliar na capacitação de educadores, professores e servidores da rede municipal de ensino.

Autora da proposição, a vereadora Kátia Franco falou sobre a importância da ampliação da conscientização acerca do bem-estar animal. “O melhor jeito de se fazer isso é começar pelas nossas crianças e jovens, em idade escolar. A inclusão do ‘Programa Direito dos Animais na Escola’ será uma importante ferramenta para formação da base de nossa sociedade, de nossos futuros cidadãos que terão a oportunidade de reflexão acerca da importância de cuidarmos do bem-estar dos animais, baseados numa perspectiva ética.”

A vereadora ainda acredita que, a longo prazo, “o projeto visa amenizar problemas que são atuais como abandono de animais, superlotação do canil municipal, maus-tratos e violências de todo tipo a animais, já que só conseguimos transformar uma realidade indesejável por meio da educação”.

Por Renato Salles

Fonte: Tribuna de Minas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.