Câmara de Araraquara (SP) aprova proibição do uso de fogos de artifício com barulho

Câmara de Araraquara (SP) aprova proibição do uso de fogos de artifício com barulho
Câmara de Araraquara proíbe — Foto: Lívia Miranda/G1

Os vereadores de Araraquara (SP) aprovaram por unanimidade a alteração no código de posturas do município proibindo bombas, morteiros, rojões, foguetes e outros artefatos que emitam barulho, na sessão da noite de terça-feira (5).

O projeto é da vereadora Juliana Damus (PP) e precisa ser sancionado pelo prefeito Edinho Silva (PT) no prazo de 15 dias.

A medida altera a Lei Complementar 18/1997, que antes previa permissão de soltura dos artefatos no carnaval, Natal, Réveillon, feriados e datas comemorativas. Essa exceção será retirada do código. Os fogos que só iluminam o céu de forma silenciosa são permitidos.

Em nota, a Associação Brasileira de Pirotecnia informou que é contra o projeto e que deve entrar com um pedido de ação direta de inconstitucionalidade junto ao Tribunal de Justiça.

VÍDEO: Câmara de Araraquara aprova proibição do uso de fogos de artifício com barulho

A parlamentar citou animais, pessoas que tem autismo e que estão doentes para defender o projeto. “Fora isso, várias pessoas nos procuraram no gabinete ou nas redes sociais pedindo para proibir essa prática”, disse a vereadora na primeira votação, que aprovou o projeto, mas teve ausência de dois vereadores: Zé Luiz (PPS) e Jéferson Yashuda (PSDB).

Desta vez 17 vereadores se posicionaram favoráveis ao pedido. O presidente não vota.

Votação na Câmara de Araraquara — Foto: ACidadeON/Araraquara
Votação na Câmara de Araraquara — Foto: ACidadeON/Araraquara

Pelo código de posturas do município, o descumprimento de artigos de moralidade e do sossego público rende multa de 10 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), equivalente atualmente a R$ 553, e dobra progressivamente em caso de reincidência.

Segundo a terapeuta ocupacional Larissa Gabriela Macieira, crianças com autismo podem sofre com o barulho dos fogos. “Eles possuem uma hipersensibilidade auditiva e isso gera irritabilidade, eles podem reagir de maneiras aversivas, podem ocasionar uma crise”

Comemoração

A aprovação foi comemorada pelos grupos de proteção animal da cidade, como a ONG SOS Melhor Amigo. Os fogos afetam a saúde dos animais.

“A audição de um cachorro é quatro vezes mais sensível que de um humano. Além disso, eles têm o psicológico de uma criança de três anos. Problemas de saúde acabam se agravando com o barulho”, afirmou a responsável pela ONG Betty Peixoto.

Cães sofrem com os fogos de artifício — Foto: ACidadeON/Araraquara
Cães sofrem com os fogos de artifício — Foto: ACidadeON/Araraquara

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.