Câmara de Santos (SP) aprova em segunda discussão projeto de lei que libera cães na praia

Câmara de Santos (SP) aprova em segunda discussão projeto de lei que libera cães na praia
Câmara de Santos aprovou em segunda discussão projeto de lei que libera cães na praia — Foto: Hatem Moussa/AP

Um projeto de lei complementar que autoriza a circulação de cachorros nas praias de Santos, no litoral de São Paulo, foi aprovado em segunda votação pela Câmara Municipal nesta terça-feira (19). Agora, o projeto será encaminhado para sanção ou veto do prefeito.

A proposta, do vereador Adilson Júnior (PP), foi aprovada em uma primeira discussão em dezembro de 2020. Entretanto, algumas alterações foram feitas no texto. De acordo com o aprovado nesta terça, que complementa e altera o Código de Posturas do Município, fica permitida a circulação de cães na praia – entretanto, a área onde eles poderão circular e o horário será determinado pela administração municipal.

O texto proíbe a permanência de cães na praia que não estejam identificados, sem a companhia de um responsável maior de idade, no período de cio ou pré-cio e sem carteira de vacinação e atestado de vermifugação assinado por um veterinário.

O responsável pelo pet fica, ainda, responsável por recolher as fezes do cão imediatamente, sob pena de multa no valor a ser determinado pelo Poder Público. Caso o texto seja sancionado, os chuveiros da praia também poderão ser utilizados pelos animais, caso estejam na área permitida.

O texto ainda estabelece que o órgão responsável pelo controle de balneabilidade das praias da cidade deverá realizar, mensalmente, a coleta de análise de qualidade sanitária das areias, e publicar o resultado no Diário Oficial.

Com a aprovação na Câmara, o projeto de lei será encaminhado para a prefeitura. O chefe do Executivo municipal pode sancioná-lo ou vetá-lo.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.