Câmara de Santos (SP) pede construção de hospital veterinário público ao Estado

Câmara de Santos (SP) pede construção de hospital veterinário público ao Estado
Governo do Estado deverá construir dez unidades de hospital veterinário dentro do programa 'Meu Pet'. — Foto: Luciano Ferreira/PCR/Divulgação

A Câmara de Santos encaminhou um requerimento ao Governo do Estado de São Paulo pedindo a instalação de um hospital veterinário público em Santos, no litoral paulista. O pedido foi feito devido a um programa do governo estadual que pretende construir dez hospitais voltados ao atendimento de animais domésticos.

A construção dos hospitais está incluída no programa Meu Pet, que pretende investir cerca de R$ 30 milhões em ações para a proteção e o bem-estar animal. A primeira unidade de saúde animal do programa está prevista para ser construída em Araçatuba (SP).

O documento enviado ao Estado, de autoria do vereador Benedito Furtado (PSB), justifica o pedido apontando que os municípios que receberão os outros nove hospitais do programa ainda serão definidos, com base em análise de demandas regionais e a criação de uma rede capitaneada pela Secretaria de Saúde do Estado.

O vereador aponta que a construção de um equipamento de saúde deste porte é necessário na Baixada Santista, em especial em Santos, “cidade polo que emana diversas ações em defesa da vida animal”, diz o documento.

Ainda segundo o texto, os indicadores apontariam que, para cada quatro habitantes, há um animal de estimação na Baixada Santista. “Com uma população de aproximadamente 1,8 milhões de habitantes, estima-se que hajam cerca de 450 mil cães e gatos em nossa região. Somam-se a estes números os animais abandonados no Sistema Anchieta-Imigrantes, que são absorvidos pelas entidades de proteção e bem-estar animal localizadas no litoral”, justifica o vereador.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.