Câmara discute cuidados com os animais em Camaçari, BA

Câmara discute cuidados com os animais em Camaçari, BA

Durante sessão realizada nesta quinta-feira (16/03), os vereadores de Camaçari discutiram assuntos pertinentes aos cuidados com os animais do município. Várias foram as indicações aprovadas, como a construção de um hospital municipal veterinário, proposta pelo presidente da Casa, vereador Oziel (PSDB); a implantação de uma unidade móvel de esterilização de animais domésticos, denominada como “Castramóvel”; e a reabertura e regulação de funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); ambas de autoria do vereador Flávio Matos (DEM).

“É importante se atentar ao cuidado com os animais em estado de abandono no nosso município, já que se trata de uma questão de saúde pública. Quando encontramos um animal doente nas ruas, corremos o risco de ser atacado por ele e de contrair doenças transmitidas por esses animais”, argumentou o vereador Oziel, autor da indicação. Segundo o parlamentar, além dos animais de rua que precisam de assistência, o hospital também atenderia os animais domésticos de pessoas carentes do município.

O vereador Flávio Matos indicou ao Poder Executivo duas propostas voltadas para o mesmo tema, a implantação do “Castramóvel” e a reabertura e regulação do CCZ. “O assunto é de vital importância por se tratar de questão de saúde pública. Um animal doente é um risco eminente para a população também. Podemos firmar parcerias com o setor privado, onerando o mínimo possível os cofres públicos”, defendeu o parlamentar.  Quanto a reabertura e regulação do CCZ, o vereador informou que já havia visitado o local e se certificado que o mesmo se encontra em estado de total abandono. “Não há condição mínima humana nem de infraestrutura para trabalhar naquele local”, disse.

Fonte: Câmara Municipal  de Camaçari 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.