Câmera de monitoramento em Nova Odessa (SP) flagra descarte de animais mortos em área verde

Câmera de monitoramento em Nova Odessa (SP) flagra descarte de animais mortos em área verde
Imagem de uma câmera de monitoramento da Guarda Municipal de Nova Odessa — Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

Uma câmera de monitoramento da Guarda Municipal de Nova Odessa (SP) flagrou o descarte irregular de animais mortos em uma área verde na cidade, nesta quinta-feira (2). Foram encontrados no local dois cães e três galinhas. Segundo os agentes de zoonoses, os cães apresentavam sinais de violência.

A câmera flagrou o momento que um homem de camiseta vermelha desceu do carro e tirou dois sacos plásticos do porta-malas. Ele arremessou em direção à vegetação. Após a denúncia os guardas foram até lá e encontraram os animais.

Os guardas receberam denúncia anônima e foram até o local, que fica às margens da Avenida São Gonçalo, na região do Jardim Alvorada. O autor do descarte foi identificado pela placa do carro que ele dirigia e vai responder por crime ambiental.

O Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde foi acionado e recolheu os animais. “Os animais foram recolhidos e armazenados em um freezer. Vamos aguardar a investigação da Polícia Civil para, posteriormente, dar a destinação correta para eles”, explicou a coordenadora do Setor de Zoonoses, a veterinária Paula Faciulli.

Guarda Municipal de Nova Odessa flagrou descarte de animais mortos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa
Guarda Municipal de Nova Odessa flagrou descarte de animais mortos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa
Multa

O descarte de resíduos em áreas públicas e privadas infringe uma lei municipal e pode gerar multa de R$ 500 na primeira infração e R$ 5 mil em caso de reincidência. Além disso, praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres e domésticos é crime. A pena é de três meses a um ano de detenção, aumentada em caso de morte do animal.

Localizada numa área afastada do perímetro urbano, a Avenida São Gonçalo é um ponto comum de descarte de lixo. Segundo a prefeitura, nos últimos dois finais de semana seis motoristas foram flagrados depositando resíduos de vários tipos no local, como restos de construção, galhos de árvore e móveis velhos.

Para evitar isso, a Prefeitura de Nova Odessa aumentou a fiscalização e vigilância com a Guarda Municipal.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.