Câmera flagra abandono de cachorra e filhotes em ONG em Mairinque, SP

Câmera flagra abandono de cachorra e filhotes em ONG em Mairinque, SP
Cães foram abandonados na frente de ONG em Mairinque (Foto: Reprodução/TV TEM)

A câmera de monitoramento de uma ONG de proteção animal em Mairinque (SP) flagrou o momento que um homem abandona em frente à sede uma cachorra e mais três filhotes. Nas imagens, é possível ver que ele a amarra com uma corrente na fachada da Associação de Proteção de Animais e deixa uma caixa no chão, onde estavam os fihotes. 

A diretora da ONG, Eleide Azzini conta que cogitou levar até a polícia para que o caso seja investigado, porém por conta da iluminação fraca da fachada da sede, ela acredita que não será possível a identificação do homem.

Eleide conta que o abandono de cães e gatos é comum e frequente na entidade. “Teve uma semana que foram abandonados 16 filhotes, três em um dia, quatro em outro e por assim em diante”.

Apesar da unidade ter um canil, a diretora conta que eles não têm condições de receber tantos animais, já que a ONG é mantida por uma pequena verba da prefeitura e também por doações. Outro ponto importante que Eleide cita é que a entidade foi criada para atender animais de rua, doentes ou atropelados. “Só que os animais que têm sido deixados aqui são sadios. De pessoas que só enjoaram e resolveram descartar o animal. Sendo que elas podiam por si só procurar um novo dono para o bichinho. Não é certo fazer isso”, frisa.

Com o canil lotado de animais, a ONG tem realizado todo último sábado do mês uma feira de ações dos bichos. Além disso, pede para que as pessoas não abandonem seus animais e, caso precisem, procurem por um novo lar.

Crime

De acordo com a polícia, o abandono de animais é um crime previsto na Lei Federal 9.605/98. A pena varia de três meses a um ano de detenção. Para o delegado da Polícia Civil Luiz Henrique Nunes a denúncia para esse tipo de situação é extremamente importante.

“A partir do momento que uma pessoa aceita ter um animal de estimação, junto vem a obrigação de cuidar do bicho. O abandono é uma forma de destratar o animal e a denúncia é muito importante nesse tipo de caso. A população pode estar fazendo a denúncia pelos telefones 197 e181”, ressalta o delegado.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.