Câmeras serão usadas para identificar pessoas que abandonem animais nas unidades da Ufopa em Santarém, PA

Câmeras serão usadas para identificar pessoas que abandonem animais nas unidades da Ufopa em Santarém, PA
Gatos e cães que são abandonadas nos campi recebem cuidados e ficam disponíveis para serem adotados — Foto: Peludinhos da Ufopa/Instagram

Para coibir o abandono de animais nas três unidades de ensino em Santarém, no oeste do estado, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), de forma mais direta, vai usar câmeras de segurança para identificar responsáveis pela prática criminosa.

As unidades com mais registros são da Rondon e a Tapajós e já receberam dezenas de cães e gatos em situação de abandono. Os animais são acolhidos e cuidados por voluntários do projeto “Peludinhos da Ufopa”, que se mobilizam para que não faltem alimentos, cuidados de higiene e veterinários.

Através do monitoramento por meio de câmeras, a Coordenação de Segurança Patrimonial (CSP) denunciará ao órgão responsável quando flagrar e identificar pessoas abandonando animais na universidade.

O abandono de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei n.º 9.605/98). A pena para quem pratica abandono e maus tratos é de três meses a um ano, e multa.

Adoção responsável

Através do “Peludinhos da Ufopa”, a Universidade tem promovido e incentivado a adoção responsável de cães e gatos. Os animais que foram abandonados e ainda permanecem nas unidades estão disponíveis para adoção.

Os interessados devem entrar em contato com o projeto através conta do Instagram @peludinhos_ufopa ou da página do projeto no Facebook. A adoção é considerada o ato mais adequado e eficiente para que os cães e gatos sejam acolhidos em um lar e lhes sejam concedidos amor, cuidados e um tutor responsável.

O projeto

“Peludinhos da Ufopa” é um projeto de extensão que tem como objetivo tratar, cuidar e alimentar os animais, especialmente cães e gatos de vida livre que habitam os espaços da Ufopa.

Partindo do princípio de que esses animais são responsabilidade de todos que compõem o ambiente acadêmico, o projeto envolve técnicos administrativos, professores, profissionais terceirizados e estudantes, que devem cuidar e dar carinho aos peludinhos. As ações do projeto são fruto de contribuições individuais e coletivas.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.