Campanha antirrábica deve vacinar 74 mil cães e gatos em Cuiabá, MT

Campanha antirrábica deve vacinar 74 mil cães e gatos em Cuiabá, MT

Prefeitura montou 50 postos em escolas, creches, igrejas e outros locais. Animais a partir de quatro meses devem ser vacinados contra a raiva.

A campanha da vacinação antirrábica, que começa neste sábado (8) e vai até o dia 15 de outubro em Cuiabá, tem meta de vacinar aproximadamente 74 mil cães e gatos. Segundo a Prefeitura de Cuiabá, os moradores podem levar os animais de estimação para vacinar em postos fixos, no horário entre 8h e 17h.

Para facilitar o acesso da população postos fixos foram montados nas quatro regionais de Cuiabá. Assim, no primeiro sábado (8) será feita a vacinação nas regionais sul e leste. No segundo (15), nas regionais norte e oeste.

Serão 50 postos fixos (a cada sábado), com cerca de 130 vacinadores supervisionados por sete médicos veterinários, seis servidores de apoio e mais sete motoristas. Os postos serão colocados em escolas, creches, igrejas e outras estruturas.

Para ver a lista completa dos postos de vacinação, clique aqui.

Um posto também será mantido no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Devem ser vacinados cães e gatos a partir de 4 meses de vida, animais prenhes e que estejam amamentando. A vacina não tem contraindicação, a dose é 1 mililitro, aplicada independente de porte, idade ou espécie.

Os postos fixos serão supervisionados por profissionais de saúde que terão a responsabilidade de planejar e viabilizar a distribuição das vacinas nos bairros, esclarecer dúvidas da população sobre os aspectos técnicos da vacina, eventos adversos e intensificar as ações preventivas e educativas referentes à raiva.

Raiva

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado. Os cães e gatos são os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana.

Atualmente, os morcegos representam um problema sério de saúde pública, pois mantém em circulação o vírus rábico, sendo sua presença diretamente influenciada por intervenções e/ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem.

Em Cuiabá, de 2007 a 2016, foram notificados quatro casos de raiva animal em cães, gatos e morcegos – um em 2007; um em 2008 e dois em 2016.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.