Campanha em Leme (SP) arrecada e doa ração para famílias carentes que adotam animal de estimação

Campanha em Leme (SP) arrecada e doa ração para famílias carentes que adotam animal de estimação
Ração será doada a tutores de animais resgatados da rua. — Foto: Wilson Aiello/EPTV

Uma campanha em Leme (SP) está arrecadando ração para doar às famílias de baixa renda que adotam animais de estimação. É necessário que todos os interessados façam um cadastro.

Vídeo: Leme tem programa de banco de ração para animais adotados.

A iniciativa da prefeitura tem o objetivo de diminuir o número de animais da rua e evitar um futuro problema de saúde pública.

“Com essa ideia, nós vamos privilegiar os lares temporários retirando essa população muito grande de animais abandonados das ruas e incentivando cada vez mais a adoção”, explicou o médico veterinário Elton Sterzo.

 Cadastro

De acordo com o veterinário, para retirar as doações, é necessário que os interessados levem documento de identidade, comprovante de renda e comprovante de endereço até a prefeitura ou ao Setor de Atendimento Veterinário.

Após a realização do cadastro, a prefeitura irá enviar uma assistente social à casa da pessoa para verificar se ela está dentro do perfil do programa.

O projeto dá prioridade para as pessoas que oferecem suas casas como lares temporários, ou seja, aqueles que abrigam os animais de rua abandonados até que encontrem um dono. Por isso, é importante que a pessoa mostre que oferece lar temporário aos animais há pelo menos 2 anos.

Controle de zoonoses

Setor de Atendimento Veterinário oferece procedimentos gratuitos. — Foto: Wilson Aiello/EPTV

Além de reduzir a quantidade de animais abandonados no município, a ideia surgiu também para evitar a superlotação do canil municipal de Leme, que é pequeno. Na cidade, não existe gatil.

“O canil pode funcionar somente como canil para observação para doenças infectocontagiosas, ou seja, um zoonoses”, explicou.

No local, os profissionais também oferecem atendimento veterinário e castração gratuita. Para ambos procedimentos, o tutor precisa comprovar a baixa renda.

Doações

Programa quer diminuir população de animais de rua em Leme. — Foto: Éder Ribeiro/EPTV

Já as pessoas que quiserem ajudar na continuidade do projeto podem levar as doações de ração de gato e cachorro aos pontos envolvidos no programa.

A Prefeitura de Leme fica na Avenida 29 de Agosto, 668, no Centro. O Setor de Atendimento Veterinário fica na Rua Antônio Mourão, 682, também no Centro.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.