Campanha estimula adoção de pit bulls abandonados em Juiz de Fora, MG; educador de cães dá dicas

Campanha estimula adoção de pit bulls abandonados em Juiz de Fora, MG; educador de cães dá dicas
Pit bull filhote — Foto: Pixabay/Reprodução

Ressignificar o olhar em relação aos pit bulls e achar um novo lar para os amiguinhos de quatro patas. É com esse objetivo que uma campanha de adoção especial, direcionada à raça, foi lançada em Juiz de Fora.

Conforme informações da Prefeitura, são 12 pitbulls vivendo nas instalações do Canil Municipal. Todos eles estão castrados, vacinados e vermifugados.

“São cães dóceis, fiéis, gentis e amáveis que sofrem por tantos maus-tratos e falta de cuidados e carinhos de seus tutores irresponsáveis, os quais abandonam em vias públicas. Logo, isso acaba resultando em medo na população que tem na mente a má reputação criada em torno da raça. É fundamental a presença de um dono responsável ao seu lado para que eles se sintam seguros e amados, retribuindo tudo isso com sua lealdade”, detalha Átila de Jesus, gerente do Canil.

Exigências

A campanha “Pit Love” prevê algumas exigências aos candidatos a tutores dos pit bulls. Confira:

  • ser maior de 18 anos;
  • ter espaço e área segura cercada;
  • não ter outro animal em casa;
  • não ter criança menor de 12 anos;
  • residir ter preferencialmente residência própria.

“O erro não foi deles”

Conforme o educado de cães Lucas Bonoto, o pit bull, muitas vezes visto como um animal agressivo, na verdade, tem personalidade definida pela rotina e pelo ambiente onde vive. Alguns acabam abandonados, mas por consequências de ações que foram estimuladas pelos tutores.

“O erro em si não foi deles (pit bulls). A tendência é olhar para o cão, mas o gatilho para as ações partiu do tutor. O animal não é o vilão”, explica.

“Os cães têm níveis de energia e dominância que não depende de raça, mas sim de um ambiente onde as pessoas dão um limite, uma disciplina ao animal. Os cães de raça de poder têm um poder de ataque maior, o que não os tornam agressivos obrigatoriamente. Precisa ter um processo de disciplina da maneira correta”, aponta o educador.

O especialista ainda acrescenta que a adoção, desde que feita da maneira correta, com um processo de triagem de tutores que realmente tenham condições de adotar o animal, é válida e contribui no processo de ressocialização do bichinho.

“Com certeza eles (pit bulls abandonados) merecem uma segunda chance. E a depender de onde forem inseridos, há uma condição de equilíbrio muito grande. Neste caso, o ideal é que o novo tutor tenha tido contato com outros cães e já tenta vivido boa relação com os animais”.

Os pitbulls, assim como os demais cães que aguardam pela adoção, podem ser visitados das 9h às 10h30 e das 13h às 15h30, de segunda a sexta ou mediante agendamento.

O Canil Municipal fica na rua Bartolomeu dos Santos, 680, no bairro São Damião.

Fonte: g1

Você faz questão de um cão de raça? Pense duas vezes…

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.