Campanha pede proibição de soltura de foguetes sonoros em Mariana, MG

Associação de Mães e Pais de Autistas propôs uma petição on-line recolhendo assinaturas para uma alteração do art. 2º da Lei nº 3.415/2021, vedando, em qualquer circunstância, a soltura de fogos com estouro e estampidos (efeito sonoro) para minimizar crises sensoriais em autistas, evitar a fuga e morte em animais bem como pessoas acamadas e idosos.
A ação é uma proposta conjunta da Associação de Mães e Pais de Autistas, ONG IDDA, ONG Caodominio, Conselho Municipal de Proteção Animal e Comissão de Proteção Animal.
Crianças autistas e animais sofrem com barulho de fogos de artifício.
Crianças com TEA sofrem com os estrondos das bombas e foguetes por terem uma hipersensibilidade a sons, o que fazem que elas escutem esses barulhos e ruídos de uma só vez provocando uma sobrecarga aos sentidos, ao mesmo tempo ocasionando crises como choros e instabilidade emocional e comportamental.
O barulho pode estimular uma crise sensorial a partir da sobrecarga de estímulo causada pela intensidade do som.
Fogos também causam impactos negativos em animais
A queima de fogos de artifícios também são prejudiciais à saúde dos pets, causando danos negativos a cada espécie.
Os impactos negativos que os fogos barulhentos causam na vida dos animais, como o medo e o trauma, acidentes podem acontecer como ferimentos.
Para assinar a petição on-line basta acessar o link https://www.peticao.online/proibicao_de_soltura_de_foguetes_sonoros?u=8444489&uv=45686543&utm_source=whatsapp
“Pessoal, essa ação conjunta entre a Comissão de Mães de Autistas e as frentes de proteção animal , (ONG IDDA, ONG CAODOMINIO, Conselho de proteção animal, Comissão de Proteção Animal) visa alteração na lei, de forma que seja proibida a soltura de foguetes sonoros. Contamos com sua assinatura e não esqueça de confirmar no e-mail para validar. Gratidão 🤜🤛💙🐾”
Fonte: Portal da Cidade