Campanha pede proibição de soltura de foguetes sonoros em Mariana, MG

Campanha pede proibição de soltura de foguetes sonoros em Mariana, MG
Família com crianças com TEA fazem algumas ações afim de minimizar os impactos causados pelo barulhos dos fogos (fotos redes sociais)

Associação de Mães e Pais de Autistas propôs uma petição on-line recolhendo assinaturas para uma alteração do art. 2º da Lei nº 3.415/2021, vedando, em qualquer circunstância, a soltura de fogos com estouro e estampidos (efeito sonoro) para minimizar crises sensoriais em autistas, evitar a fuga e morte em animais bem como pessoas acamadas e idosos.

A ação é uma proposta conjunta da Associação de Mães e Pais de Autistas, ONG IDDA, ONG Caodominio, Conselho Municipal de Proteção Animal e Comissão de Proteção Animal.

Crianças autistas e animais sofrem com barulho de fogos de artifício.

Crianças com TEA sofrem com os estrondos das bombas e foguetes por terem uma hipersensibilidade a sons, o que fazem que elas escutem esses barulhos e ruídos de uma só vez provocando uma sobrecarga aos sentidos, ao mesmo tempo ocasionando crises como choros e instabilidade emocional e comportamental.

O barulho pode estimular uma crise sensorial a partir da sobrecarga de estímulo causada pela intensidade do som.

Fogos também causam impactos negativos em animais

A queima de fogos de artifícios também são prejudiciais à saúde dos pets, causando danos negativos a cada espécie.

Os impactos negativos que os fogos barulhentos causam na vida dos animais, como o medo e o trauma, acidentes podem acontecer como ferimentos.

Para assinar a petição on-line basta acessar o link https://www.peticao.online/proibicao_de_soltura_de_foguetes_sonoros?u=8444489&uv=45686543&utm_source=whatsapp

“Pessoal, essa ação conjunta entre a Comissão de Mães de Autistas e as frentes de proteção animal , (ONG IDDA, ONG CAODOMINIO, Conselho de proteção animal, Comissão de Proteção Animal) visa alteração na lei, de forma que seja proibida a soltura de foguetes sonoros. Contamos com sua assinatura e não esqueça de confirmar no e-mail para validar. Gratidão 🤜🤛💙🐾”

Fonte: Portal da Cidade

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.