Campanha quer angariar mil euros para ajudar animais afetados por incêndios em Portugal

Campanha quer angariar mil euros para ajudar animais afetados por incêndios em Portugal
Foto: MIGUEL VIDAL/REUTERS

Em apenas três horas, a campanha de crowdfunding criada para angariar fundos de ajuda aos animais afectados pelo incêndio de Pedrógão Grande já contava mais de 500 euros. Lançada pela Petable, start-up portuguesa responsável por uma aplicação de medicina preventiva animal, a campanha visa recolher donativos para salvar, tratar e acolher as vítimas não-humanas.

O objectivo é chegar aos mil euros de donativos, a ser entregues a associações, clínicas e médicos veterinários de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos. “A nossa ideia é garantir que este dinheiro vá chegar, depois, de acordo com as necessidades que nos comunicarem”, explica Cristina Crespo, da Petable, ao P3.

Em contacto com a Ordem dos Médicos Veterinários e com profissionais da zona afectada pelos incêndios, a equipa da Petable percebeu que, para já, os animais têm tudo o que é necessário. No entanto, como são tratamentos que podem demorar algum tempo, podem deixar de ter acompanhamento. “Há pessoas suficientes agora, mas a ajuda vai faltar.”

Para prevenir que cães, gatos e outros animais que sobreviveram às chamas deixem de ter ajuda, os fundos angariados vão ser distribuídos conforme as necessidades. As clínicas VetFigueiró e Zoo Saúde, continua Cristina, estão no terreno a prestar cuidados e a informar a Petable sobre aquilo que necessitam, desde famílias de acolhimento para os animais que ficaram sem casa a ração.

Fonte: P3 / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.